quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Amapá: o extremo do Brasil



Qualidades não lhe faltam. O Amapá é um dos mais novos estados brasileiros. Suas terras foram transformadas em território nacional em 1943, depois de terem sido separadas do Estado do Pará. Quarenta cinco anos mais tarde, em 1988, o então Território do Amapá foi transformado em Estado. O Amapá é conhecido também como o Estado mais preservado. Menos de 1% de sua área de 143.453 km2 foi desmatada. Ele ainda conserva quase 30% de sua cobertura vegetal protegida. São reservas extrativistas, estações ecológicas, parque nacional e áreas indígenas.
O Estado possui ainda outra particularidade: a localização. Por estar situado no extremo norte do Brasil e da Amazônia e por fazer limites com a Guiana Francesa e o Suriname ao noroeste; com o Oceano Atlântico ao nordeste; com as Ilhas Estuarinas e o Rio Amazonas a sudeste; e com o Estado do Pará a sudoeste, o Amapá exibe diferentes características amazônicas. Tudo traduzido em paisagens bem distintas, como planície, campos inundáveis, mangues, cerrados e florestas virgens.
O Amapá é também uma fonte de tradições culturais rica, que mistura heranças indígenas, caboclas, africanas, portuguesas e até religiosas. Ao longo do ano, são realizadas festas em vários municípios do Estado com o objetivo de valorizar, preservar e divulgar o folclore local.
Além de tudo isso, quem entrar no Amapá pela porta da cozinha vai encontrar verdadeiras delícias preparadas com o que existe de mais natural na floresta amazônica. Pratos saborosos feitos à base de peixes típicos da região e sobremesas da flora amazônica.
Será que depois de tudo isso você ainda precisa de mais motivos para fazer uma visita ao Amapá? Para que não haja nenhuma desculpa, vamos lhe apresentar algumas das muitas belezas naturais que estão espalhadas pelos 16 municípios que compõem o cenário de um lugar onde os avanços da modernidade dividem espaço com a tranqüilidade da natureza.



* Colaboração de texto e fotos - Departamento Estadual de Turismo do Amapá (Detur) e Assessoria de imprensa do Governo do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário