sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

JANGADA BRASIL: O PORTAL DA CULTURA BRASILEIRA


Reisado
Noé Mendes de Oliveira

Também chamado de terno de Reis, o reisado, constitui, ao lado do bumba-meu-boi, um dos mais originais folguedos folclóricos. Sai na época do Natal e termina no dia de Reis, 6 de janeiro. É dançado em todo o estado.
Geralmente o reisado é composto de quatro ou seis caretas ou mascarados que dão hilaridade e rebuliço à brincadeira. Uma orquestra de violas, rebecas, banjos, violões, pandeiros, maracás e sanfona acompanha os cantos de um pequeno coro de mulheres. Cada personagem vai se apresentando ao som de suas músicas: a burrinha, o boi, o jaraguá, a cigana, a ema, a arara, o caipora, o cabeça-de-fogo etc. Outros personagens podem aparecer, dependendo do reisado. Nos intervalos entre uma e outra apresentação, os caretas ficam em cena, dançando "chicote", cantando modinhas com a voz cavernosa, dizendo anedotas picantes etc. O cantos de chegada e de despedida são, talvez, as mais belas criações da música folclórica nordestina.
Bateu asa e canta o galoMeia-noite deu sinalAcendei mais uma velaHoje é dia de Nataletc.
Boa-noite, boa-noiteBoa-noite eu lhe desejoSou filho do Padre EternoDevoto da Mãe de Deus
Vinte e cinco de dezembroReza-se a ladainhaPra tomar café com boloE comer arroz com galinha.

(Oliveira, Noé Mendes. Folclore brasileiro: Piauí. Rio de Janeiro, Funarte, 1977)
Confiram este site maravilhoso sobre a nossa cultura, as nossas tadições, a nossa brasilidade. Vale a pena conferir: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/dezembro97/fe97012c.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário