quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Lula diverge de Marina sobre desmatamento


Presidente diz que houve ‘alarde’ na divulgação dos números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

BRASÍLIA E SINOP - Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Brasília que houve “alarde” na divulgação dos números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre desmatamento na Amazônia e que eles estão “sob investigação”, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou em Sinop (MT) que os dados mostrando aumento na devastação são corretos. Sem citar a ministra, Lula criticou o Ministério do Meio Ambiente e as ONGs, afirmando que não se pode culpar a agropecuária, os produtores de soja e os sem-terra assentados pelo aumento do desmatamento. “Não dá para culpar ninguém”, afirmou ontem ao final de um almoço no Itamaraty.
Na semana passada, Marina atribuiu a produtores rurais parte da responsabilidade do avanço do desmate – 3.233km² devastados nos últimos cinco meses de 2007. Ontem, Lula comparou a divulgação dos dados a um procedimento médico que, “sem fazer a biópsia, encara um sinal na pele como se fosse câncer”.Já Marina, em viagem a Sinop após sobrevoar áreas desmatadas, defendeu o sistema Deter (que detecta desmatamentos em tempo real). “Até agora, as informações têm sido acertadas”. Segundo ela, “o Deter sinaliza indícios de desmatamento para que seja possível agir preventivamente”.
Lula disse ter pedido à ministra que convide os governadores para reunião em Brasília, mas ainda sem data definida. Marina esteve ontem com o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), aliado do governo federal. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário