terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Missão à Antártida pode voltar ao Brasil nesta quarta

A comitiva de parlamentares que visita a Antártida pode embarcar nesta quarta-feira (30) de volta ao Brasil, após seis dias presa na base chilena Eduardo Frei devido ao mau tempo. Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), integrante da Comissão Mista Oficial de Mudanças Climáticas, o tempo fechado atrasou a volta da missão, mas ajudou os parlamentares a conhecer melhor o trabalho dos cientistas brasileiros que estão na estação brasileira Comandante Ferraz.
A comitiva viajou à Antártida a convite da Marinha. "Era para ficarmos apenas duas horas na Estação Comandante Ferraz, e já ficamos quase duas noites. Visitamos os laboratórios e conhecemos pesquisas nas áreas de meteorologia, ventos e marés, sobre a camada de ozônio, baleias aves e peixes", disse Paulo Teixeira, ontem, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.
De acordo com o Centro de Comunicação Social da Marinha, os parlamentares ficaram alojados na base chilena Eduardo Frei, que fica perto da brasileira e tem pista de pouso para operação de aviões. O clima na região é instável, e mudanças bruscas de tempo são bastante comuns.
Paulo Teixeira destinou R$ 100 milhões em emendas parlamentares do Orçamento 2008 ao programa ProAntar, que desenvolve pesquisas científicas e atividades correlatas no Continente Antártico. O projeto monitora questões como aquecimento global, uma das questões prioritárias no mandato do petista. Teixeira também atua em áreas como uso de energias renováveis e construções sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário