sábado, 16 de fevereiro de 2008

FESTIVAL DE BERLIM




"Tropa de Elite" recebe o "Urso de Ouro"




"Tropa de Elite", de José Padilha, foi premiado na noite de sábado com o Urso de Ouro de melhor filme, durante a cerimônia de encerramento da 58ª edição da Berlinale.
"É difícil expressar sentimentos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que fez", disse o diretor brasileiro ao receber o prêmio das mãos do presidente do júri, o diretor franco-grego. "'Tropa de Elite' é uma vitória para todos os diretores comprometidos do País", completou.
Documentarista de 40 anos, José Padilha, diretor de "Ônibus 174", que relatava o seqüestro de um ônibus da linha de mesmo número no Rio de Janeiro no ano 2000, mostra em seu primeiro longa-metragem de ficção o trabalho dos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), especializados na repressão do tráfico de drogas.
"Tropa de Elite" segue os passos do capitão Nascimento (Wagner Moura), que comanda o grupo de intervenção de elite no Rio em 1997.
O filme tem o respaldo internacional da Weinstein Co., dos irmãos Bob e Harvey Weinstein, conhecidos por terem fundado a Miramax em 1979, vendida a Disney no início dos anos 90, e por terem lançado filmes de Quentin Tarantino e de Michael Moore.
O filme é inspirado no livro "Elite da Tropa".
"Tropa de Elite" se transformou em um sucesso de crítica e bilheteria no Brasil.
(Com informações das agências AFP e EFE)




Galeria de fotos:
veja imagens do filme
Veja também:
Leia mais sobre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário