quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

IMPRENSA E IGREJA


Folha Universal dá destaque a declarações de Lula sobre ações da Iurd
Segundo o site “www.comunique-se.com.br”, as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada sobre as ações da Igreja Universal, contra três veículos e três profissionais de imprensa, ganharam capa da Folha Universal desta semana. O jornal dedica a edição 829 à reação de Lula ao ser questionado sobre os processos. A manchete “Respeito” vem acompanhada do texto “Guerra na Justiça de fiéis da Igreja Universal contra dois grandes jornais revela que o preconceito contra os evangélicos não acabou. E levanta uma questão: Em nome da liberdade de imprensa, até que ponto jornalistas podem agredir uma instituição religiosa?” e a opinião do presidente sobre o caso.
A matéria intitulada “Imprensa tenta intimidar evangélicos” trata do que o jornal define como “preconceito religioso” da mídia com os fiéis da Universal. O personagem principal é Cláudio Bendia, corretor de imóveis que falou ao Domingo Espetacular do dia 17/02, em reportagem de mais de 14 minutos sobre as ações da Iurd contra a Folha de S. Paulo e à jornalista Elvira Lobato e os futuros processos que outros fiéis prometem entrar contra O Globo.
Como fez o programa da Record, a Folha Universal estimula os leitores a entender que a palavra “seita”, usada pelo Globo, é discriminatória, além de deixar claro que a Folha será alvo de novas ações nas próximas semanas.
“Lula: quem escreve o que quer, ouve o que não quer” utiliza a declaração do presidente a um repórter da Folha de S. Paulo sobre as ações. O presidente não vê como uma ameaça à liberdade de expressão as ações movidas contra o jornal de São Paulo. Na mesma página, um box chama a atenção para a tentativa da Folha de unificar as ações em um único processo, para facilitar a defesa, negada pela Justiça. Entretanto, não informa que, até agora, o jornal saiu vitorioso em sete ações movidas por fiéis.
Sobre o assunto, leia também:

Ações da Universal contra jornais não ferem liberdade, diz Lula

Universal, intimidação e má fé

ABI vê campanha de intimidação em ações da Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário