sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

INFORMAÇÕES DA PETROBRAS: OPERAÇÃO ABAFA?

Polícia Federal descarta espionagem
A Polícia Federal anunciou, ontem, quinta-feira, a prisão de quatro envolvidos no roubo de equipamentos com informações sigilosas da Petrobras no mês passado, encerrando o caso como "crime comum", e não espionagem industrial, o que me parece por demais conveniente para quem está querendo dar um final sem controversas para o caso.
Alexandro de Araújo Maia, Eder Rodrigues da Costa, Michel Melo da Costa e Cristiano da Silva Tavares, detidos nesta quinta, são vigilantes de uma empresa que opera na região portuária do Rio de Janeiro. De acordo com a PF, eles já realizavam pequenos furtos desde setembro de 2007 no porto fluminense. "Com essas apreensões e prisões, o furto dos computadores foi resolvido e elucidado", disse em entrevista coletiva o superintendente regional da Polícia Federal no Rio, Valdinho Jacinto Caetano.

"Está absolutamente descartada a hipótese de busca de empresas por informações sigilosas, pirataria, ou algo industrial. O que se estabeleceu foi um crime comum. Eles não tinham idéia do que havia no interior dos computadores", acrescentou o delegado. Os presos foram detidos na manhã desta quinta-feira em diligências realizadas na zona norte do Rio e na cidade de São Gonçalo, na região metropolitana. Caetano afirmou que parte do material furtado foi revendido e destruído, e que a lista de objetos furtados é maior do que a divulgada inicialmente. "Essas pessoas estão sendo procuradas por terem recebido aquele equipamento. Há diligências nas ruas à procura dessas pessoas, que serão autuadas pelo crime de receptação", afirmou o superintende.
A PF chegou a considerar como única linha de investigação a espionagem industrial, segundo disse Caetano a jornalistas na semana passada. Segundo o inquérito, os equipamentos roubados continham informações de uma sonda que trabalhava na bacia de Santos. Mas, se foi enpionagem industrial, parece que a própria imprensa está colaborando com o encubrimento do caso. É isso.

Leia também:
PF diz que furto da Petrobras era sobre campo de Júpiter
MPF pede suspensão de novas licitações de petróleo
PF apura outros furtos de equipamentos da Halliburton
Leia mais sobre Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário