sábado, 23 de fevereiro de 2008

IRIS REZENDE

Confiram a entrevista com Iris Rezende no excelente "Jornal Opção".



Aliás, confiram também as outras matérias. Tem muita coisa boa. Num tempo em que as lideranças políticas, que sabem realmente governar, são estigmatizadas de "demagogas" e as políticas públicas viraram fonte de renda para ONGs pilantras, nunca é demais ouvir quem sabe governar.



“Eu executo o que a esquerda prega”



Quando se insiste com Iris Rezende para que explique a razão de sua longevidade política, ele é taxativo: “É uma questão de dom”. Segundo ele, desde menino já era capaz de trocar as brincadeiras de criança por uma reunião de políticos. Mas, além dessa razão subjetiva, fatos concretos da história do país contribuíram para fazer de Iris Rezende o político que ele é. Seu ingresso na vida pública se deu por meio do movimento estudantil, a grande escola política da época. Tão logo chegou em Goiânia, ele ingressou no movimento estudantil e, em 1958, se elegeu vereador pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Em 1962, depois de ter sido presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Iris Rezende foi eleito deputado estadual — o mais votado. Quando eclodiu o golpe militar de 1964, ele era presidente da Assembléia Legislativa. Em 1965, quando o Ato Institucional nº 2 extinguiu todos os partidos e criou o bipartidarismo, representado por Arena (situação?) e MDB (oposição), Iris Rezende tornou-se peemedebista. Posteriormente, quando o PMDB (sucedâneo do MDB) entrou em crise, com a ala mais à esquerda do partido se intitulando “MDB Autêntico”, Iris Rezende passou a ser visto com reserva por esse setor. Ironicamente, os “autênticos” foram saindo do partido e ele permaneceu. Hoje, Iris se confunde com a história do PMDB. Não só do PMDB goiano, mas nacional. Coube a Iris, como primeiro governador goiano eleito depois da abertura, sediar em Goiânia o primeiro comício pelas Diretas-já no país e também o primeiro comício de Tancredo Neves como candidato ao colégio eleitoral. É parte desse passado que Iris Rezende resgata nesta segunda e última parte de sua antológica entrevista ao Jornal Opção, concedida na quinta-feira, 14. Ele faz uma análise do seu primeiro mandato como prefeito de Goiânia e garante: “Meu primeiro mandato foi muito mais revolucionário do que o de agora”. Iris Rezende confessa que “almoça e janta Goiânia” e sustenta que, em sua trajetória política, sempre fez o que a esquerda prega. Sobre o senador Sarney, diz: "o Sarney governou o país, no primeiro ano, dentro de uma estrutura administrativa montada pelo Tancredo. Certa vez, quando eu era governador, ele me disse: ´Soube que você pediu essa posição para o Tancredo e ele não atendeu. Ele disse para quem ela seria?` Eu disse: ´Falou que era para um técnico`. No primeiro ano, o Sarney ficou jungido àquela estrutura. No segundo, é que formou o governo e me tirou do governo para ser ministro da Agricultura. Aliás, só eu e ele sabemos o quanto relutei para aceitar o convite. Mas acho que foi um momento muito importante na minha vida, a minha convivência com o Sarney. Ele é uma figura excepcional. É um político que não conhece a mesquinhez. É um gentleman". Quanto ao Presidente Lula, comentou que a sua "reeleição foi uma demonstração muito firme de que ele correspondeu à expectativa da sociedade". Sobre se o PMDB deve lançar candidato em 2010, comentou: "eu sempre me bati para que o partido tivesse candidato próprio. Apoiamos a candidatura própria de Itamar Franco, por convicção. Deixamos o ministério que tínhamos no governo Fernando Henrique por conta disso. Nessa eleição, também defendi a candidatura própria. E disse ao presidente Lula: “Nossa luta é para que o PMDB tenha candidato. Não tendo, o nosso apoio é seu”.
Vejam a entrevista completa, acessando: http://www.jornalopcao.com.br/

3 comentários:

  1. PARA VOCES QUE FIZERAL A LEI DA OCULTAÇÃO 1998 UM SITE SOBRE ANTESCNDTES OCULTOS SOB ORDENS DE POLITICOS DO MEMSO GOV. VEREM OQUE TODOS OS ORGÃOS DA JUSTIÇA E POLICAS ESTÃO IGNORANDO E FAZENDO COAÇÃO FISICA E MORAL DE TRADIÇÕES SEXUAIS QUE NÃO CONDIZEM COM MINHA RELIGIÃO .OS SUBORNOS SOBRE ESTA OCULTAÇÃO ESTÃO CONHECIDOS FORA DO PAIS COMO CORRUPÇÃO ATIVA NA CARA DE MINHA CIDADANIA NADA COOS PROBLEMAS MENTAIS DO PAIS.EXIJO SER INDENIZADA DESDE 1999 E DEPOIS POLICA FEDRAL 2006/7 .EU VOLTEI CONTRATADA NAS MELHORES GALERIAS E ESTA LEVARAM GOLPES DESTE MEIO RIDICULO DE ESQUIZOFRENICOS DAS ARTES DESCOBERTO. EU FIZ MEU NOME LONGE DAQUI COM MEU SUSTENTO E TALENTO DE NORMAL SEM VOZES E MEU DINHERO NÃO E COMUNISTA.
    HTTP://HIDEDFILESBRASIL.NO.COMUNIDADES.NET
    HTTP://CARLAART.NO.COMUNIDADES.NET
    CARLA BELTRAN

    ResponderExcluir
  2. iris a 6 anos e meio lhe escrevi uma carta solicitando uma moradia fui visitada pela assistente social dia 08/05/2007 nao entendo porque ainda nao consegui ja estive na secretaria da habitaçao nao consegui nada sou separada de meu marido ha 7 anos vivo com meus 4 filhos menores moro de aluguel e nao estou aguentando mais tenho varios problemas de saude nao tenho nenhuma renda do governoo numero do processo é 34071870 ja estive na prefeitura municipal me mandaram falar com mauro miranda mas isso me foi negado nao tenho a quem recorrer pelo amor de deus veja minha situaçao pois ja pensei ate em morar debaixo da ponte com meus filhos me de uma resposta pois nao tenho mais a quem recorrer nao tenho computador por isso gostaria de resposta pelo meu celular o numero é [062]91127112ou[62]96037992 ou por outro meio meu endereço é avenida ademar de barros quadra c3 lote 21 vila pedroso cep 74770-010 tenha misericordia dessa mae aflita. suely alves de araujo. iris que deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER SE O CANDIDATO IRIS TEM A INTENÇÃO DE CONTRUIR UM HOSPITAL REGIONAL EM ANÁPOLIS? CASO TENHA INTENÇÃO, FAREI CAMPANHA PRA ELE....POIS ACREDITO QUE HOJE A SAÚDE SEJA A PRIORIDADE Nº001.
    GRATO!
    JOSIAS

    ResponderExcluir