sábado, 16 de fevereiro de 2008

Se mais CO2 for mau… E daí?


Por Robert Bryce [*]
No que se refere à ciência das alterações climáticas globais, sou um agnóstico. Vi o filme de Al Gore e li relatórios do "Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas". Entrevistei alguns dos mais destacados cientistas especializados em clima dos EUA. Também li o que os "céticos" têm a dizer. Não sei quem tem razão. Depois que Gore ganhou o Prémio Nobel da Paz, parece que – pelo menos por agora – os céticos estão perdendo a guerra das relações públicas. Seja como for, para mim, por muitas razões, a ciência já não importa porque o debate se tornou rancoroso e demasiado politizado. A facção pró-Gore insiste em que o debate antropogénico está "arrumado". O homem é realmente culpado. Não é necessária qualquer discussão adicional. A facção anti-Gore afirma que o período atual de aquecimento poderia ser o resultado de uma variação natural cíclica do tempo, das manchas solares ou de um certo número de outras coisas. Novamente, já não me preocupo muito com a ciência. Para mim, a pergunta central e que poucos estão dispostos a discutir a fundo é: e daí?
Isto é: se os que têm capacidade de deidir na política concordarem com Al Gore - e com outros que acreditam ser mau o dióxido de carbono em demasia -, então o que é que devemos fazer? Os combustíveis fósseis satisfazem atualmente cerca de 85% das necessidades energéticas de todo o Mundo. Ainda mais importante é este corolário: aumentar o consumo de energia equivale a aumentar padrões de vida, sempre. Por toda a parte. Perante este fato, como é que podemos admitir que os povos de todo o Mundo – todos os 6,6 mil milhões – possam consumir menos energia? A resposta sumária é: não podemos. Sim, trata-se de uma conclusão impopular – particularmente para aqueles na "esquerda liberal". Quem ousar questionar o grupo que acredita no aquecimento global é imediatamente etiquetado como um herético/traidor/ignorante ou ainda pior. Questionar as conclusões do IPCC pode ser uma má decisão para a carreira dos cientistas que estudam o clima.
Pode?

Said: Pois, bem, leiam o artigo completo e façam as suas "apostas" (Há1,Há!). O texto está disponível, em português (de Portugal), em:



Leia também:

Fora Marina

Nilder Costa
24/jan/08 (AER) – Uma vez mais, a ‘destruição’ da Amazônia brasileira volta às manchetes dos principais meios de comunicação do País e do mundo. No caso, o desmatamento na região que, parece, voltou a subir no segundo semestre do ano ...
[história completa]


'Aquecimento global': nova panacéia para conter desenvolvimento da Amazônia

Ou leia ainda:
A conexão ecologia-economia: pode o homem melhorar o planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário