terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

"11 DE SETEMBRO": TERRORISMO DO AL QUAEDA?


Atentados do 11 de Setembro de 2001: o Parlamento japonês questiona...
Pelo senador japonês Yukihisa Fujita da Dieta do Japão
No dia 11 de Janeiro de 2008, os telespectadores japoneses tiveram o "privilégio" de assistir, ao vivo, uma surpreendente audiência senatorial : o presidente de uma comissão parlamentar japonesa chamou à parte o Primeiro-Ministro, os ministros dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Defesa, com o intuito de lhes fazer constatar que, anos depois dos atentados de 11 de Setembro, eles continuavam a não conseguir "explicar os fatos nem a poder confirmar se os atentados tinham sido comandados a partir de uma gruta afegã". O debate sobre este crime considerado, pelo senador, como de "lesa majestade contra o Império" é aqui reproduzido na íntegra. São as audiências realizadas pela "Comissão dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Alta Câmara" japonesa por ocasião dos debates sobre a nova "Lei Antiterrorista" e do comprometimento japonês ao lado dos Estados Unidos no Afeganistão. O Japão, pela primeira vez depois da Segunda Guerra, participava militarmente de uma campanha de ocupação de outro país soberano. Algo traumático para os japoneses.

Audiências do dia 11 de Janeiro de 2008 da Comissão dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Câmara dos Conselheiros (Senado), Dieta do Japão (Parlamento). Debate interessante, muito interessante.

Conselheiro Yukihisa Fujita:
Eu queria falar sobre as origens da "Guerra contra o terrorismo." Estará com certeza lembrado que eu, em Novembro passado, perguntei se o terrorismo constituía uma guerra ou um crime. A "Guerra contra o terrorismo" começou a seguir aos atentados de 11 de Setembro. O que eu desejo saber é se esses atentados foram ou não cometidos pela Al Qaeda? Até agora, tudo o que o governo disse foi que acreditava na responsabilidade da Al Qaeda porque foi o que a administração Bush lhe transmitiu. Nós não vimos nenhuma prova real da culpabilidade da Al Qaeda. Por essa razão, eu gostaria de saber por que é que o Primeiro-Ministro pensa que os Talibãs são responsáveis pelo 11 de Setembro? Gostaria de saber isso, porque o Primeiro-Ministro era secretário do Chefe de Gabinete nessa altura.

(É bom lembrar que, no Japão, o secretário do Chefe de Gabinete (naikaku shokikancho) ocupa uma posição ministerial. Ele é simultaneamente o porta-voz do governo e o secretário do Conselho de Ministros. O atual Primeiro-Ministro, Yasuo Fukuda, exerceu essa função junto dos Primeiros-Ministros sucessivos Yoshiro Mori e Junichiro Koizumi durante 1289 dias, recorde absoluto na história do país).

Yasuo Fukuda, Primeiro-Ministro: Depois desses atentados, comunicamos com o governo americano, e com outros governos em níveis diferentes, e foram trocadas informações. Segundo informes secretos obtidos pelo nosso governo, e tendo em conta os relatórios reunidos por outros governos, os atentados de 11 de Setembro foram realizados pela organização terrorista internacional conhecida pelo nome de Al Qaeda.
Conselheiro Yukihisa Fujita: Assim o senhor está evocando simultaneamente informações secretas e públicas. A minha questão é: terá o governo japonês conduzido o seu próprio inquérito com a ajuda da polícia e de outros recursos? Trata-se de um crime, portanto, um inquérito tem que ser feito. Quando um jornalista foi morto no Mianmar, o governo conduziu o seu próprio inquérito. Dado que 20 japoneses foram mortos no dia 11 de Setembro, pergunto: será que o governo atuou da mesma forma efetuando o seu próprio inquérito e decidiu que a Al Qaeda era responsável? Que tipo de inquérito é que fizeram? Na altura, o senhor era o secretário do Chefe de Gabinete, estava na melhor posição. O que é feito desse inquérito?
Para quem quiser conferir a continuidade deste debate importante PARA TODOS NÓS, na íntegra, acesse o link:
O original, em inglês, se encontra em http://www.voltairenet.org/article154482.html .

Nenhum comentário:

Postar um comentário