quarta-feira, 12 de março de 2008

Academia Brasileira de Letras



Programação 2008



Bicentário da Chegada da Família Real
Os 200 Anos da Chegada da Família Real ao Brasil é a efeméride que inaugura o primeiro evento da Programação Cultural da Academia Brasileira de Letras. Sob a coordenação dos acadêmicos Alberto da Costa e Silva e José Murilo de Carvalho, o Teatro R. Magalhães Jr. abrigou no dia 11, a análise do historiador britânico Leslie Bethell. PhD em História pela University of London, Bethell apresentou ao público sua visão sobre "1808: o início do império informal britânico no Brasil" no 1º Ciclo de Conferências da ABL. Nas próximas terças-feiras, será a vez das professoras Lilia Moritz Schwarcz, Lorelai Kury e Lúcia Bastos. De acordo com o presidente da ABL, Cícero Sandroni, a intenção é levar ao público palestras que irão aprofundar a discussão científica de um episódio histórico que marcou definitivamente o Brasil. O evento teve transmissão ao vivo pelo portal e entrada franca. A instituição fornecerá certificados de freqüência aos interessados. "1808: o início do império informal britânico no Brasil" encontra-se disponível em vídeo e fotografia para consulta no Arquivo da ABL.
SAIBA MAIS

"Toda poesia de Machado de Assis" na Sala José de Alencar
O escritor Cláudio Murilo lança no dia 13, às 17h30, na Sala José de Alencar, "Toda poesia de Machado de Assis". A obra reúne em um só volume a totalidade da produção poética do fundador da Academia Brasileira de Letras. No lançamento, mini-palestra com o autor e os acadêmicos Cícero Sandroni, presidente da ABL, e Ivan Junqueira, secretário-geral.
SAIBA MAIS

ABL inaugura exposição sobre Alfonso Reyes
No dia 13, às 19h30, a Academia Brasileira de Letras inaugura "Alfonso Reyes - O caminho entre a vida e a ficção". Organizada pelo Instituto Cervantes e pelo Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, a mostra ficará na Galeria Manuel Bandeira, de 14 de março a 3 de maio. A exposição reúne imagens, livros, originais e uma vasta documentação do intelectual que é considerado nome incontornável do pensamento humanista dos tempos atuais. Embaixador do México no Brasil na década de 30, Alfonso Reyes tinha em seu círculo de amizades nomes da cultura nacional como Manuel Bandeira e Cecília Meirelles.
SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário