terça-feira, 25 de março de 2008

Entrevista com Argemiro Ferreira


Como medrou o ovo da serpente

Entrevista de Argemiro Ferreira a Luiz Egypto. Transcrita do Observatório da Imprensa de 19/10/2004, dias antes do lançamento de "O Império Contra-Ataca: as guerras de George W. Bush antes e depois do 11 de setembro" (Editora Paz e Terra, São Paulo, 2004).

Argemiro Ferreira é jornalista há mais de 40 anos. Desde 1992 vive nos Estados Unidos, para onde foi cobrir os quatro meses finais da campanha presidencial Clinton vs. Bush e acabou ficando por lá. Adotou, então, um regime de trabalho no qual conseguiu manter correspondência, sem vínculo trabalhista, para múltiplos veículos brasileiros. Hoje, Argemiro é correspondente da Tribuna da Imprensa, da GloboNews, do Jornal de Notícias de Portugal e do serviço em português da Rádio França Internacional. E está lançando o livro O Império contra-ataca, com o subtítulo “as guerras de George W. Bush, antes e depois do 11 de Setembro”.
Seu novo trabalho em livro relata a discussão política havida entre 1992 e 2004, nos EUA, e revela os mecanismos utilizados pelos chamados neoconservadores, aliados aos fundamentalistas religiosos, para tirar partido da histeria patriótica que tomou conta do país depois do 11 de Setembro. Argemiro localiza o ovo da serpente no governo de Bush pai e mostra como os principais protagonistas da nova direita americana finalmente puderam aplicar suas idéias no mandato de Bush filho. E dá-lhe arrogância imperial e guerra interna às liberdades civis.
Esta é a entrevista que o jornalista concedeu, por e-mail, ao Observatório. Confiram, acessando:
Veja também a coluna do Argemiro no "Tribuna da Imprensa":

Nenhum comentário:

Postar um comentário