terça-feira, 25 de março de 2008

Globalização e Mídia

A Imprensa internacional cobrindo costumes e tradições das mais variadas culturas do planeta

Peter Arnett, famoso repórter da CNN norte-americana, estava no remoto Uzbequistão, no meio de uma grande reportagem que falava sobre os costumes locais. De repente ele se deparou com um velhinho e logo começou a entrevistá-lo: "O senhor poderia me contar um fato de sua vida que jamais tenha se esquecido?" O velho homem sorri e começa a contar a história: "Um dia, há muito tempo, minha cabra se perdeu na montanha. Como manda a nossa tradição, todos os homens da cidade se reuniram para beber e sair à procura da cabra. Quando finalmente a encontramos, já de madrugada, bebemos mais uma dose e, como de costume, todos transaram com a cabra, um por um. Foi uma cena inesquecível..."
O jornalista se assusta com a história e diz, todo sem jeito: "Meu senhor, sinto em lhe dizer que a emissora dificilmente levará ao ar essa declaração, então eu sugiro que o senhor conte uma outra história... Quem sabe se o senhor nos contasse uma história bem feliz..."
O velho sorriu e disse: "Ok, também já vivi uma história muito feliz aqui..."
Então o repórter sorri aliviado e o velho homem começa a contar a história: "Um dia, a mulher do meu vizinho se perdeu na montanha. Como manda a nossa tradição, todos os homens da cidade se reuniram para beber e sair à procura da mulher. Quando finalmente a encontramos, bebemos mais uma dose e, como de costume, todos os homens da cidade transaram com a boazuda. Foi a maior diversão da minha vida!"
O jornalista ficou decepcionado mas não desistiu e sugeriu ao velho homem: "Ok, vamos tentar mais uma vez: Será que o senhor não poderia nos contar uma história muito, muito triste?"
Então o velho homem baixou a cabeça e, com os olhos cheios de lágrimas, começou: "Um dia, eu me perdi na montanha..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário