segunda-feira, 21 de abril de 2008

Eleições no Paraguai



Multidão sai às ruas para comemorar vitória de Lugo



Vitória da oposição acaba com domínio de mais de 60 anos do partido Colorado.
Da BBC

As ruas da capital do Paraguai, Assunção, foram tomadas por uma multidão na noite de domingo, para comemorar a eleição do ex-bispo católico Fernando Lugo à Presidência do país. A eleição de Lugo, candidato da oposição pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol) foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral de Justiça (TSEJ) pouco depois das 21h30 (22h30 de Brasília). "Quero felicitar o senhor Lugo e a Aliança Patriótica que hoje (domingo) venceram as eleições", disse o vice-presidente do Tribunal, Juan Manuel Morales, ao lado do presidente da insituição, Rafael Dendia. "O Senhor Lugo é o novo presidente do Paraguai". A festa popular entrou a madrugada, com buzinaços, batucada e gritos de "olé, olé, olá, Lugo, Lugo".

Vitória histórica

O resultado eleitoral representou um dia histórico para os paraguaios. Pela primeira vez em 61 anos, ininterruptos, o Partido Colorado deixa o poder para a oposição. "Trabalharemos para que a partir de hoje o nosso povo seja reconhecido por sua honestidade e não pela corrupção", disse Lugo, com voz pausada, aos milhares de seguidores reunidos no centro da capital paraguaia. "Nunca nos deixem sós. Uma democracia é feita por todos." Ele comparou a "vitória" ao dia da independência do Paraguai (14 de maio de 1811) e disse que os eleitores são os "próceres deste 20 de abril de 2008". Assim que terminou de falar, emocionado, o ex-bispo deixou o local, rapidamente, num táxi. Um pouco mais cedo, os presidenciáveis Blanca Ovelar, do Partido Colorado, e o ex-general Lino Oviedo, do UNACE, já tinham reconhecido que Lugo tinha vencido as eleições. "Reconhecemos a vitória de Lugo", disse Ovelar. "O senhor Lugo é o ganhador destas eleições", afirmou Oviedo.

Tranqüilidade

Por sua vez, o presidente Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado, destacou que essa foi uma "transição tranqüila". E ressalvou: "Numa democracia, a vitória e a derrota são provisórias". Dias antes, ele alertara que seguidores de Lugo teriam explosivos que usariam neste domingo e que estavam no país "agitadores sociais" vindos da Venezuela, do Equador e da Bolívia. Não foram registrados casos graves, apenas incidentes isolados e sem gravidade, durante a jornada eleitoral. Os últimos dados do TSEJ, com 100% das mesas apuradas, deram 41% para Lugo, 31% para Ovelar e 22% para Oviedo. O restante do percentual foi dividido entre Pedro Fadul (2%), nulos (2%) e brancos (2%). O total de participação foi de 65% - um índice que foi considerado decisivo para o resultado favorável em Lugo.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário