segunda-feira, 26 de maio de 2008

Resposta do Presidente Lula às pressões internacionais


"Amazônia tem dono e somos nós, brasileiros", afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira ao participar do 20º Fórum Nacional, que ocorre nesta semana no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que "o mundo precisa entender que a Amazônia tem dono e o dono somos nós, brasileiros". Ele questionou as condições de países desenvolvidos, mais poluidores, para discutir o tema. "Os países que são responsáveis por 70% da poluição do mundo ficam falando agora da Amazônia", disse. Lula defendeu a preservação, mas também o desenvolvimento da Amazônia. "Será um debate das próximas duas décadas", afirmou.O presidente também declarou que o Protocolo de Kyoto, para limitação das emissões de gases poluentes, "já faliu". Sem citar explicitamente os Estados Unidos, maiores poluidores do mundo e que se recusaram a assinar o Protocolo, Lula disse que "quem tinha de tomar as medidas, não referendou". Já o Brasil, lembrou, firmou o acordo. Ele também ressaltou que o Brasil está "oferecendo ao mundo o etanol", como oportunidade para uma matriz energética limpa.



Confiram como o Presidente Lula parece estar começando a reagir. Na última viagem a Lonfres, ele deu entrevista a um tal de “Hard Talk”, da BBC. Reparem como o entrevistador foi agressivo e arrogante e como Lula até que soube responder a altura. Na verdade, deu até boas respostas. A única grande besteira que fez foi admitir que aceita manter as florestas mediante o pagamento dos países ricos. Espera-se, apenas, que esta retórica se converta em uma ação mais efetiva voltada para o controle das ONGs internacionais na Amazônia e para a reestruturação das nossas Forças Armadas. Mas...confiram a entrevista, dividira em três partes.













Soberania sobre Amazônia é brasileira, diz presidente do STF
Reuters

CUIABÁ (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil tem competência para determinar os próprios rumos e exercer a soberania sobre a Amazônia, em meio ao debate sobre a internacionalização da região promovido por ambientalistas e pela mídia de fora do país. Mendes disse que 'tem havido um certo exagero retórico nesse debate', dias após o jornal norte-americano The New York Times escrever sobre a suposta necessidade de que organismos internacionais tenham poder para intervir na região, em um artigo chamado 'De quem é esta floresta amazônica, afinal?'.
'É preciso desemocionalizar a discussão, trazê-la para o plano técnico. É preciso levarmos isso em conta. Não acho que essa questão da soberania da Amazônia esteja em discussão', disse Mendes a jornalistas em Cuiabá, após visitar o Procon estadual.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que 'a Amazônia tem dono, e o dono é o povo brasileiro. São seringueiros, pescadores e nós que somos brasileiros'.
O presidente do STF afirmou que o Brasil tem condições de arcar com suas responsabilidades ambientais pelo fato de viver um momento econômico mais pujante.
Ao ser questionado sobre o conflito no Parque Indígena do Xingu na semana passada, quando um engenheiro da Eletrobrás foi ferido a facadas por um índio em Altamira (PA), o presidente do STF pediu menos violência nas relações na tensa região amazônica.
'Nós precisamos aprender a discutir sem violentar. Nesse episódio verificado no Xingu, se houve tentativa de manipulação indígena é mais grave a atitude', disse.
(Reportagem de Jonas da Silva; Texto de Maurício Savarese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário