quinta-feira, 22 de maio de 2008

“Enciclopédia do Futebol”, craque Nilton Santos completou 83 anos

Ídolo botafoguense foi bicampeão mundial com a Seleção em 1958 e 1962

O ex-jogador Nilton Santos, ídolo do Botafogo e da seleção brasileira, ganhador das Copas do Mundo de 1958 e 1962, completou 83 anos no dia 16 de maio. O craque se tornou conhecido como a “Enciclopédia do Futebol”, pela sabedoria, inteligência e determinação que demonstrava em campo.
Nilton Santos conquistou quatro título cariocas pelo Botafogo, único clube que defendeu na carreira, em 48, 57, 61 e 62, e dois títulos do Torneio Rio-São Paulo em 62 e 64. Ele foi um dos símbolos da conquista do primeiro Mundial do Brasil, em 1958. Como uma referência no mundo da bola, pelo seu vasto conhecimento do futebol, ele é recordista de jogos pelo Botafogo – participou de 718 partidas – e revolucionou o conceito de lateral.
Nascido na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, no dia 16 de maio de 1925, Nilton Santos foi um dos precursores em arriscar subidas para o ataque utilizando a lateral do campo. Já era craque jogando futebol na praia. Quando cumpria serviço militar foi descoberto por um oficial da Aeronáutica. Levado para jogar no Botafogo em 1948, somente deixou General Severiano em 1964, quando abandonou os gramados.
Impressionante, era um jogador totalmente à frente de seu tempo, estando ao lado de Garrincha durante toda a vida. Considerado o maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial, Nilton está internado desde janeiro de 2007 numa clínica da zona sul do Rio. O ex-campeão do mundo sofre de Mal de Alzheimer (doença degenerativa do cérebro), insuficiência cardíaca e, no mês passado, contraiu dengue hemorrágica e pneumonia.
Segundo sua esposa, Maria Célia, com quem é casado há 37 anos, o estado de saúde de Nilton é estável. Ele, no entanto, não tem previsão de alta. No aniversário, voltou a sorrir e a se emocionar com a presença de vários amigos e parentes, que cantaram o hino do Botafogo no quarto onde se recupera, na Clínica da Gávea, e cortaram um bolo. “As visitas são mais freqüentes e é impossível ninguém cantar o hino do Botafogo na hora do parabéns”, afirmou a inseparável companheira.
Na véspera de seu aniversário, o ex-jogador recebeu a visita do atual capitão alvinegro, Lúcio Flávio. “Ele estava lúcido e se mostrou muito satisfeito em ver que é lembrado pelos jogadores e torcedores do Botafogo. Foi uma surpresa tanto para mim, quanto para ele, que agradeceu o carinho que recebeu”, relatou Lúcio Flávio.


Este Blog, botafoguense até a medula, saúda o grande craque e deseja melhoras no seu estado. Mas, a verdade é que nosso Nilton Santos está também passando por dificuldades econômicas. Não se pode esquecer o que o jornalista Limongi Netto vem falando há muito: "ídolos que prestaram grandes serviços em nosso País deveriam ser tratados com mais respeito e consideração. A situação de abandono de Nilton Santos é um absurdo". Que os poderosos de plantão começem a prestar mais atenção a isso. Aliás, o que os dirigentes do glorioso Botafogo de Futebol e Regatas estão fazendo por ele? Estão esperando o quê? Que o homem morra para que, hipocritamente, façam um homenagem póstuma. Com a palavra: Bebeto de Freitas.

Mas...

Parabéns "Enciclopédia"!!!

Said Barbosa Dib
Confiram o jogo de despedida do "Enciclopédia", em 1964, quando o Bota venceu o Flamengo.




Veja ainda o lado humano do nosso herói. Confira a entrevista abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário