domingo, 27 de julho de 2008

Americanos controlam os leilões da ANP


Halliburton administra banco de dados sem licitação e escolhe blocos para venda

Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) denunciou que a multinacional norte-americana Halliburton, através da sua subsidiária no Brasil, Landmark Digital and Consulting Solutions, está administrando o banco de dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sem ter passado por processo licitatório.
"Em 2004, a Procuradoria Geral da República exigiu licitação para gerenciar banco de dados, mas a ANP até agora não cumpriu. Na prática, a Halliburton administra há 10 anos o banco de dados e ainda recebe R$ 600 mil por mês", afirmou ao MM o diretor de comunicação da Aepet, Fernando Siqueira, lembrando que a multinacional já foi presidida pelo atual vice-presidente norte-americano, Dick Cheney.
Segundo Siqueira, o gerente do banco de dados da ANP, que recebe todas as informações da Petrobras, é Nelson Narciso, a cargo de quem, segundo a Aepet, também está a administração dos leilões. "Pelo Artigo 22 da Lei do Petróleo, as concessionárias são obrigadas a prestar informações à ANP Agora, Narciso assumiu a escolha dos blocos a serem leiloados".
A Aepet considera que, diante disso, resta ao diretor-geral da ANP fazer o papel de "rainha da Inglaterra". Siqueira critica a postura do atual diretor, Haroldo Lima. "Ele é o maior defensor dos leilões e faz declarações eleitoreiras, para criar um discurso. Sugere a criação de uma empresa 100% estatal para gerenciar os leilões, mas desvia o assunto do ponto principal, que é o marco regulatório. A legislação limita a exploração pelo governo a 40% petróleo encontrado, enquanto a média dos países exportadores é 84%".

MONITOR MERCANTIL

Sobre o assunto, reveja alguns textos que foram publicados neste Blog:

Lobão quer empresa soberana explorando as novas bacias de petróleo
Agência Nacional do Petróleo não passa de aríete da poderosa Halliburton contra o Patrimônio Nacional
Halliburton rouba informações da Petrobras
Petróleo para a atual e futura gerações
A ascensão dos preços do petróleo e a queda do dólar
O petróleo é nosso?
A nova ordem petrolífera
Será? Estamos de olho...
Polêmica do "Pré-Sal"/Fundo "Soberano": banqueiros mandam, Lula obedece

Nenhum comentário:

Postar um comentário