quinta-feira, 31 de julho de 2008

Internet

Cuil”, o novo rival do Google
O motor de busca mais popular da Internet tem desde ontem um novo concorrente, criado por antigos funcionários da empresa. A julgar pela primeira impressão, o caminho para destronar o Google será longo e penoso.
Nelson Marques

As diferenças começam no "layout" da página de entrada: o fundo do Cuil é negro e não branco como o do Google. Não se pode dizer que a estreia tenha sido auspiciosa. Bem pelo contrário. No primeiro dia de funcionamento, o Cuil - pronunciado "cool" -, o mais recente concorrente do Google, líder incontestado dos motores de pesquisa da Web, conheceu um pouco de tudo: pesquisas inconsequentes e outras com resultados peculiares, lentidão na apresentação dos resultados e até um inconveniente "apagão". Mais grave, falhou precisamente onde prometia fazer a diferença: na apresentação de resultados mais relevantes para os utilizadores. Uma pesquisa por "jornal Expresso" ou "newspaper Expresso", por exemplo, não apresenta na primeira página de resultados qualquer ligação à página do jornal. Na segunda hipótese, o primeiro resultado apresentado, uma entrada da "Wikipedia", está ilustrada pelo novo motor de busca com o símbolo da...Sonae, proprietária do "Público". O veredicto da blogosfera foi quase unânime: das centenas de artigos escritas nos mais diversos blogues, poucos tinham algo de positivo para dizer sobre o novo projecto de Anna Patterson, arquitecta do maior índice de pesquisa do Google, o TeraGoogle, e do marido Tom Costello, antigo funcionário da IBM especialista em tecnologias de pesquisa. Com tanto "know-how" acumulado fica difícil compreender porque é que uma pesquisa sobre o próprio motor de busca não produz qualquer resultado que leve o internauta até ao "site". Mais facilmente se encontraria uma agulha no palheiro. (...)

Veja a matéria de Nelson Marques, do jornal português "Expresso", clicando no link

Cuil, o novo rival do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário