segunda-feira, 28 de julho de 2008


TRAIÇÃO AO BRASIL
Prof. Marcos Coimbra*

Existem seis crises mundiais que ameaçam a sobrevivência da espécie humana no atual milênio: energia, alimentos, água doce, matérias primas de natureza mineral, bens do reino vegetal e produtos de origem animal. As nações mais desenvolvidas vão sofrer carências severas desta gama de recursos vitais e não querem diminuir seu padrão de consumo. Por estas razões não lhes interessam o crescimento de nações emergentes, como o Brasil, a China, a Índia, capazes de assumirem o "status" de nações perturbadoras da ordem internacional estabelecida pelos "donos do mundo". È oportuno lembrar que cerca de 20% das reservas de água doce no mundo pertencem ao Brasil (15% na Amazônia). E a água potável vai tornar-se cada vez mais rara, chegando a provocar guerras.

(...)

OS EUA representam um simples "gendarme" do sistema financeiro internacional, a ponto de ter pouco significado o resultado de suas próximas eleições presidenciais. Seja quem for o vencedor, pouco será alterado. Mas, a Amazônia, por exemplo, corre mais risco de ser desnacionalizada, a curto prazo, numa administração de Barack Obama, o qual recentemente fez pronunciamentos preocupantes. Mas nem tudo corre como eles querem. Alguns países, como Israel, China, Índia e Paquistão reagiram e conseguiram a obtenção de poder nuclear próprio.
(...)

Não deixe de ler este importante alerta, acessando:
Traição ao Brasil

*Prof. Marcos Coimbra é membro efetivo do Conselho Diretor do CEBRES, Professor aposentado de Economia na UERJ e Conselheiro da ESG.

Artigo publicado em 03/07/08 no MONITOR MERCANTIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário