quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Coluna do Helio Fernandes

Ronald Lewinson: depois de enganar milhares de pessoas, ficou com os bens indisponíveis, nada aconteceu. Agora é dono de univerCidade. Que República.

Os jornalões (cujos donos se reúnem escondidos atrás da sigla ANJ, o que será?) inundaram suas edições, com a idéia de que o número de alunos pobres nas universidades cresceu muito. Dão a impressão, (pelo menos tentam passá-la para os leitores incautos) "que a pobreza está diminuindo". A pobreza sendo reduzida. Falsa realidade, "menas" verdade. O que acontece: o governo aumentou o número de bolsas, as universidades, felizes.
Não existe uma universidade em crise ou no prejuízo. Vão aumentando, criando filiais, até violentando a linguagem, como essa que se apresenta como univerCidade, com esse C embusteiro ou flibusteiro.
Os alunos que não são bolsistas, pagam uma fortuna. Quando atrasam, são perseguidos, sofrem horrores, até expulsos.
É a mesma falcatrua-falsidade que praticam deliberadamente com o horário eleitoral, que dizem, "gratuito". É pago e muito bem pago. Um faturamento enorme, anual, na conta do governo, maravilha.
Quem diria: Dona Marina, que chegou ao Senado (e ficou 6 anos no ministério) como revolucionária do desenvolvimento, agora escreve artigo com o título: "A revolução dos incentivos".
Nada desse incentivo chega ao povo, melhora a vida do pobre.
Apenas enriquece os já enriquecidos. Os pobres só melhoram nas estatísticas encomendadas da FGV. E a classe média, que miséria e que tristeza. Garantem que quem ganha mil reais, é dessa classe.
Em SP, tudo é mistério, combinação escondida, definição fingida. FHC "apóia Alckmin", mas dá satisfações a Serra, como estava estabelecido.
Mantega publicou dados errados sobre déficit em conta corrente. Imediatamente corrigi aqui. Fiz o mesmo com a pesquisa de Marcelo Nery, FGV.
Eduardo Cunha tentou lançar a reeeleição de Arlindo Chinaglia. (Revelei isso há 6 meses.) Não houve "clima", os dois desistiram, mestres nisso.
Depois de ter atuação altamente oposicionista da CPI dos Correios, tendo atacado duramente Lula, Eduardo Paes deixou o PSDB e foi para o PMDB, da base do Planalto-Alvorada. Foi vetado para prefeito.
Sérgio Cabral, sem outro nome, "empurrou" o dele, garantindo a Picciani: "Comigo governador e o Eduardo, prefeito, você se elege fácil para o Senado". Dependendo, nem se candidata. E Paes, perdendo, faz o quê? Volta para o PSDB, com veto geral?
Os prejuízos na Bovespa, enormes, para os que investiram o pouco que tinham. Os especuladores-manipuladores, ganham na ida e na volta.
A pesquisa do IBOPE perguntando à população, o que achava da PM, deixou Sérgio Cabral em péssima situação. Com prováveis ou evidentes reflexos sobre a candidatura de Eduardo Paes, patrocinada por ele.
Resposta. 1 - 56% não têm a menor confiança na PM, portanto no governador. 2 - 36% responderam "mais ou menos".
3 - 7% dizem que confiam. Em pesquisa, REGULAR ou MAIS ou MENOS, nada representam, significam ABSTENÇÕES. O coeficiente da PM no governo Cabral, NEGATIVO.
Depois de dar o caso Odebrecht como encerrado e resolvido, Edson Lobão, ontem voltou a falar bobagem: "Foi apenas uma trégua de 60 dias". Concluiu ou deu uma "TRÉGUA"? (Amanhã, mais Edison Lobão e "Edinho 30", que quer passar a 40).
A Odebrecht que fala tanto em entrar na Justiça, perdeu na Justiça do Equador. Terá que pagar multa elevadíssima e consertar a usina de São Cristovam. Construída por ela, não funcionou.
Interessante: no Equador existe uma Secretaría Nacional anticorrupção. Imaginem um órgão como esse no Brasil? Teria que ter milhares de pessoas, trabalhando 24 horas por dia. Com a agravante: ninguém sabe de nada.
Complementando: muitos me ACUSAM, vejam só, de não glorificar devidamente o vôlei. Não elogio outra coisa, e na verdade, na quadra ou na areia, (tirando o ouro do Cielo) só existe o vôlei.
Ontem, a seleção masculina triturou a China, está nas semifinais. A feminina já estava antes, invicta e sem perder nenhum set.
No masculino de praia, as duas duplas fizeram o máximo: chegaram às semifinais. Como tiveram que jogar entre si, uma tinha que perder, Ricardo-Emanuel, sem muita esportividade.
Marcio e Fabio Luiz estão nas finais, Ricardo-Emanuel disputarão o bronze, que o futebol também disputará, sem graça.
As mulheres, Larissa-Ana Paula e Talita-Renata, perderam para a mesma adversária, não podiam ganhar de jeito algum. Walsh-Walsh, a bailarina do espaço, transformou a areia de Pequim numa espécie de Teatro Municipal, dançou sozinha.
Não é preciso esperar o dia 7 para chamar Luxemburgo. Nestes 15 dias, Dunga pode arruinar a seleção, até ganhar do Chile, rotina. E Teixeira resolver mantê-lo, mais rotina.
Clique aqui para ler a coluna completa do Helio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário