segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal "Tribuna da Imprensa" de 25 de agosto de 1968


Jango também condena invasão dos soviéticos
MONTEVIDÉU (Do correspondente) - O ex-presidente João Goulart disse à Tribuna que está indignado com a invasão da Tchecoslováquia, "porque a União Soviética repete, agora, os mesmos fatos de 1956 contra a Hungria", demonstrando que "a tão decantada liberação que se diz vir do regime comunista, não passa de propaganda ideológica".
Condenou a intervenção perpetrada pelas tropas dos países integrantes do Pacto de Varsóvia, afirmando que, com isto, "ficou desmoralizada a autodeterminação dos povos, apregoada pelos comunistas para exportação, porque na prática nenhum dos satélites russos podem se autodeterminar.

La primavera de Praga (1968)




MDB reafirma posição
BRASÍLIA (Sucursal) - A Comissão Executiva Nacional do MDB, em nota oficial distribuída à imprensa ontem, reafirmou a sua decisão de "confirmar por todos os meios legais a luta pela anistia aos estudantes, trabalhadores, professores, intelectuais, artista e religiosos, vítimas de repressão e das violências no Governo Federal".
O comando oposicionista resolveu também visitar o embaixador da Tchecoslováquia para "manifestar-lhe a solidariedade do MDB contra a invasão do território de seu país praticada pela URSS, a violação do direito de autodeterminação e o esmagamento das liberdades democráticas".

Morreu Vicente Celestino
Morreu ontem, vítima de um colapso cardíaco, o cantor Vicente Celestino, uma das glórias do cancioneiro do Brasil. Vicente preparava-se para entrar no palco da TV Bandeirante, em São Paulo, quando caiu nos bastidores, sendo transportado imediatamente para seus aposentos no Hotel Normandie. Três horas depois, às 23,15, vinha a falecer, a despeito de todos os esforços médicos. Seu corpo está sendo trasladado para o Rio, onde será sepultado hoje.

Vicente Celestino - O Ébrio (1946)




Botafogo joga com Argentina

CARACAS - (Especial para a Tribuna) - Botafogo x Seleção Argentina é a programação desta noite para o mundo futebolístico da Venezuela. É grande o interesse porque o jogo está sendo encarado como revanche. Com efeito, jogando no Brasil recentemente a seleção argentina foi esmagada pelos cariocas, que representavam a seleção nacional. E o que é importante, oito jogadores do Botafogo integravam essa equipe.
Os argentinos, que iniciavam foram impotentes para conter o grande futebol dos brasileiros e no fim levaram até olé. Além dessa expectativa de revanche para dar outro colorido ao internacional, é certo também que a presença de grandes jogadores dos dois países elevará imenso público ao Estado Nacional. A partida desta noite é a primeira do Botafogo aqui, o qual jogará também contra o Benfica, campeão português, na terça-feira, encerrando a sua série de jogos frente à seleção da Venezuela, isto na quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário