quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal "Tribuna da Imprensa" do dia 27 de agosto de 1968

Tchecos impõem recuo e Tito prepara guerra

Os tchecos obtiveram uma vitória em suas conversações em Moscou, obrigando os signatários do Pacto de Varsóvia a um recuo, que pode ser sintetizado em três itens: retirada das tropas invasoras; manutenção em seus postos da equipe dirigente do país e liberdade da imprensa para assuntos internos. Mas, enquanto as nuvens começam a se dissipar na Tchecoslováquia, também a Iugoslávia mobiliza-se para enfrentar uma provável invasão dos russos, tendo o presidente Tito afirmado à imprensa que em sua pátria qualquer tropa estrangeira será recebida a bala, como se estivesse em guerra.

Trabalhistas denunciam o governo
BRASÍLIA (Sucursal) - A deputada Ivete Vargas, do MDB de São Paulo, leu ontem na Câmara Federal, o documento elaborado por antigos trabalhistas denunciando o atual governo "pelos crimes que se praticam contra a soberania do povo e do País", ao mesmo tempo em que conclama todos os brasileiros "a uma união nacional para implantar em nossa Pátria, uma democracia autêntica e cristã". O documento, lido anteriormente na Guanabara, ao pé do monumento de Getúlio Vargas, é encabeçado por algumas frases extraídas da carta-testemunho do ex-presidente, e objetiva, segundo a parlamentar paulista, "a fixar o ponto de partida para a arrancada dos trabalhistas em um movimento de caráter nacional visando a redemocratização do País".

Erasmo aplaude MDB
BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Erasmo Martins Pedro (MDB-GB), analisando ontem as tentativas de reforma constitucional feitas pela oposição, aplaudiu as iniciativas e disse que "esses movimentos, embora não lograssem o êxito direto com a aprovação de qualquer das emendas à Carta de 1967, tiveram o mérito de alertar a opinião pública para a necessidade de se reformar a atual Constituição, criando um estado de espírito que poderá redundar na convocação de uma Assembléia Constituinte, nas eleições federais de 1970".
"Na realidade - disse o parlamentar carioca -, o povo precisa outorgar poderes expressos constituintes aos seus representantes para que se proceda à substittuição da Constituição do Brasil, nos moldes inteiramente democráticos. Isto é, com delegados expressamente constituídos para tal fim, como ocorreu em 1946".

Polícia vasculha Ação Popular
SÃO PAULO (Sucursal) - Em prosseguimento às diligências relacionadas com a quadrilha de assaltantes e terroristas, cuja desarticulação teve início com a prisão de alguns de seus integrantes, a polícia localizou, ontem, num matagal do bairro de Santo Amaro, uma casa que era a sede da Ação Popular. Sabe-se que o chefe da entidade foi preso no local, onde foi também encontrado materrial subversivo. Apesar do sigilo mantido pelas autoridades, sabe-se igualmente, que numa diligência realizada no vizinho município de Santo André foi preso um elemento apontado como o líder de um grupo terrorista que iniciaria, ainda ontem, uma série de atentados em toda a região do ABC.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário