sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal "Tribuna da imprensa" de 29 de agosto de 1968

Tiros e cães espalham o terror em SP

Como se reeditasse ao vivo cenas do filme "Mundo Cão", a polícia paulista investiu ontem contra o povo, na Praça da República, para dispersar uma passeata de estudantes e jornalistas, que desfilavam, pacificamente, pelas ruas de São Paulo. Bombas de gás de efeito moral, fuzis, metralhadoras e cães amestrados entraram em ação, numa impressionante operação de guerra, sob o comando de 600 milicianos, que pareciam enlouquecidos na perseguição às suas vítimas, em que se incluíam até crianças de um jardim de infância.

Celso defende o metrô e poderá ser demitido
Em conferência pronunciada ontem no Clube de Engenharia, o comandante Celso Melo Franco defendeu o metrô como a única solução para o tráfego na Guanabara, enquanto nos corredores da Secretaria de Segurança corriam rumores dando como certa a sua demissão do Departamento de Trânsito. Embora se negasse a comentar esses boatos, o secretário de Segurança nomeou o delegado Solafiar Alves para substituir o ex-chefe de gabinete do Trânsito, sr. Antônio Morgado.

Jânio perde no TFR
BRASÍLIA (Sucursal) - O Tribunal Federal de Recursos, em sua sessão plena de hoje, julgará o pedido de habeas-corpus impetrado a favor do ex-presidente Jânio Quadros, que se encontra confinado em Corumbá desde 30 de julho passado, sabendo-se, de antemão, que a ordem será negada por "larga margem de votos", segundo confidenciavam ontem funcionários categorizados do governo federal. O parecer do ministro Esdras Gueiros, relator do processo, será contrário ao pedido de habeas-corpus, e defenderá, de acordo com as mesmas fontes, tese idêntica à do ministro Gama e Silva, que entende ser "incontestável que os Atos Institucionais, dentro do sistema jurídico criado pela Revolução, prevaleceram sobre a própria Constituição".

Pesquisas revelam novo escândalo
Os estudantes brasileiros de Geologia, através de seus órgãos representativos, ralizaram uma pesquisa, cujo resultado indica que o recente escândalo do contrabando de minérios serviu apenas para desviar a atenção da opinião pública "do escândalo muito maior da entrega oficial de nossas riquezas minerais ao capital estrangeiro". A pesquisa mostra minuciosamente o domínio da exploração dos minérios do Brasil por subsidiárias e concessionárias de firmas com sede no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Guatemala pode ter sítio: morte de embaixador
CIDADE DA GUATEMALA (FP-TI) - O governo da Guatemala poderá implantar o estado de sítio de um momento para outro, em conseqüência do assassínio do embaixador norte-americano John Gordon Mein, ocorrido ontem à tarde. Nos meios jornalísticos se disse que, enquanto as autoridades averiguam a origem do atentado, as medidas de emergência poderiam ser ditadas e estabelecidas com efeito imediato.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário