quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Coluna do Helio Fernandes

Dantas, as 60 nucleares de Lobão, derrotas de Cabral

Manchetes obrigatórias

Veja não falha. Pela quinta semana seguida, a revista parte para o ataque ao delegado Paulo Lacerda, certamente para que não volte à ABIN. Agora, na edição que está nas bancas, ataca também o juiz Fausto de Sanctis, que determinou duas prisões de Dantas e também o bloqueio de parte dos fundos do Opportunity. Está visível a intenção da Veja. Desqualificar os acusadores de Daniel Dantas.
Na segunda-feira, a Folha de São Paulo publicou na primeira página: "Dois meses e meio depois de apreender cinco discos de código que estavam no apartamento de Dantas, por ordem de De Sanctis, a Polícia Federal ainda não conseguiu traduzir a criptografia usada para código".
Incrível. Código por quê? Basta esta pergunta para iluminar a questão Dantas. Mas não é só a Veja que protege Daniel Dantas. Quando era advogado geral da União, Gilmar Mendes ficou amicíssimo de Daniel Dantas. E transformou essa amizade em habeas-corpus que criaram constrangimento para o Judiciário. E instalaram no Supremo um clima de suspeita.
Veja só como são as coisas: em 1983, governo João Figueiredo (o mesmo que sequer descobriu os autores do atentado contra esta Tribuna da Imprensa), foi assinado o contrato com a Andrade Gutierrez para a construção de Angra 3. Faltou dinheiro e as obras pararam em 88. Estão há 20 anos paralisadas. Agora estão para ser retomadas.
Só que o Tribunal de Contas, com base em relatório do ministro Marcos Vilaça, através de auditoria pedida pelo Congresso Nacional, descobriu uma série de irregularidades e majorações ilegais de preços.
Em decisão publicada no Diário Oficial de 19 de setembro, relacionou uma série de absurdos e exigiu que a Andrade Gutierrez apresente as composições analíticas dos preços unitários de todos os itens que compõem a planilha de custos.
A usina está orçada em 2,5 bilhões de reais. O contrato terá que ser renegociado. Caso a Andrade Gutierrez não aceite a revisão, o Tribunal de Contas diz que a Eletronuclear, responsável pela obra, deve realizar nova licitação.
Agora, o "ministro" de Minas e Energia anuncia que "construirá 60 usinas nucleares em 50 anos". Ha! Ha! Ha! Na verdade é o plano de Edson Lobão para se colocar "como poste" a ser eleito pelo presidente Lula.
O governador Sérgio Cabral exagerou e se exasperou ao chamar o ex-prefeito Camilo Zito de estelionatário e valentão.
Dificilmente ele conseguirá reverter as eleições na cidade de Caxias. O Ibope aponta 52 para Zito e 37 para o atual prefeito, Washington Reis. Em Nova Iguaçu, Sérgio apóia Nelson Bornier contra Lindemberg Farias. Mas Lindemberg, atual prefeito, está com 39 pontos contra 31.
Em Niterói Cabral apóia Rodrigo Neves. Mas Jorge Roberto Silveira está com 54 por cento. Só vai sobrar Eduardo Paes, que tem chance de se eleger no Rio. Sérgio Cabral vai se apresentar no altar do seu ídolo Lula com as mãos vazias, apenas com a "vitória" de Eduardo Paes, que irá traí-lo logo na formação do secretariado.
Além de perder em toda a Baixada, Cabral está se agarrando em Picciani para não perder no estado inteiro. Resende, toda a serra (Petrópolis, Teresópolis, Friburgo), o governador sairá acuado, apedrejado, amaldiçoado. Um ex-governador me dizia no sábado: "Governador que perde eleição tem que renunciar. Eu nunca perdi".

PS - Daniel Dantas está ansioso para sair do Brasil, não consegue licença de jeito algum. Edson Lobão está arriscado a não construir uma usina nuclear, quanto mais 60, mesmo que seja em 50 anos. E o governador Cabral, se ganhar no Rio capital, deve agradecer à mediocridade e incompetência de Cesar Maia. Também, só ganha aqui.

Eduardo Braga
Governador eleito e reeeleito, para onde olhe é assustado por um dossiê. Que pode negar-lhe a vaga no Senado.


Quando o famoso e inútil (para a humanidade) G-7 (mais a Rússia) se reuniu para diminuir a fome no mundo, o presidente Bush, em nome dos EUA, "ofereceu" 5 BILHÕES de dólares. Visível e incontestável miséria, constrangimento, verdadeiro atentado contra a humanidade. Bush já gastara 3 TRILHÕES na Guerra do Petróleo (que chamou de "democratizar o Iraque"), fora o que deixara de herança maldita para os próximos 50 anos.
Agora DOOU mais de 1 TRILHÃO para os manipuladores do mercado financeiro. Já havia dado 400 BILHÕES, o Congresso aprovará mais 700 BILHÕES, não ficará por aí. Seguradoras e bancos de investimento receberão muito mais. A humanidade aceitará esse crime?
Em plena crise, o FED (Banco Central americano) não teve a menor dúvida: manteve os juros nos 2 por cento. Não houve sugestão ou examinaram hipótese de aumento de juros. No Japão os juros ficaram em Z-E-R-O.
Hoje a Academia vai perder tempo. Motivo: discutirá a Liberdade de Expressão. Com 5 convidados, dos quais apenas 2 ou 3 têm convicção sobre o tema.
Ao classificar de "abominável e irresponsável" a declaração do ministro Carlos Lupi sobre a utilização de recursos do FGTS para capitalizar a Petrobras para o projeto pré-sal, o presidente Lula praticamente demitiu-o. (...)
Leia a coluna na íntegra do Helio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário