segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Educação

MEC divulga lista de participantes do Enade 2008

Somente instituições de ensino puderam acessar a relação nesta sexta (26). A consulta geral ficará disponível a partir de 20 de outubro.

O Ministério da Educação (MEC) liberou na sexta-feira (26) a lista dos selecionados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2008. Apenas as instituições de ensino terão acesso à relação dos participantes.
As escolas podem consultar a lista dos participantes do Enade aqui
A consulta geral da lista ficará disponível na internet a partir de 20 de outubro, data de divulgação dos locais de prova. A senha para acesso dos coordenadores de cursos é a mesma utilizada para o cadastro dos estudantes no exame. As provas serão aplicadas em 9 de novembro, às 13h. Cabe às instituições de ensino divulgar os nomes dos selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No total, 824 mil estudantes foram inscritos. Desses, 722 mil estão habilitados para fazer a prova. Quem foi selecionado, deve fazer o Enade; caso contrário, não poderá colar grau e obter o diploma. Os não-selecionados que optaram por fazer a prova têm até 3 de outubro para entrar em contato com o coordenador de curso de sua universidade. Caso o estudante esteja matriculado em uma cidade e desenvolva atividades curriculares obrigatórias em outra, terá de informar a alteração da localidade também até 3 de outubro. Cabe à instituição de ensino comunicar o fato ao Inep, no site do Enade .

O que é o Indicador de qualidade das instituições de educação superior

Ministério da Educação (MEC) já havia divulgado, dia 8, os resultados de um novo sistema que avalia as instituições de ensino superior, é o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo o MEC, as instituições que tiraram nota ruim e não melhorarem no ano que vem, podem perder o credenciamento.O indicador situa é um critério de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).O CPC tem como base o Conceito Enade (40%), o Conceito IDD (30%) e as variáveis de insumo (30%). O dado variáveis de insumo – que considera corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico - é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade. Foi calculado o CPC de cursos de graduação que fizeram o Enade em 2007, 2006 e 2005. Apenas os CPCs dos cursos que fizeram Enade em 2007 foram divulgados (em 6 de agosto) e servirão para definir visitas in loco para renovação de reconhecimento. Os demais foram calculados apenas para a composição do Índice Geral de Cursos da Instituição.A Avaliação dos Programas de Pós-graduação, realizada pela Capes, compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG. Os resultados desse processo, expressos pela atribuição de uma nota na escala de "1" a "7" fundamentam a deliberação CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de "reconhecimento", a vigorar no triênio subseqüente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006. O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

Ranking

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi considerada a melhor universidade, com 439 pontos, segundo os dados. Das dez primeiras universidades, nove são federais, sendo quatro do estado de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é a única instituição particular que está entre as dez, segundo o índice. Ela alcançou 385 pontos na escala e está oito posições atrás da Unifesp. Entre os centros universitários, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), lidera. Já entre as faculdades isoladas e institutos, a primeira da lista é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aparece na quinta colocação. Confira aqui o ranking dos centros universitários e das faculdades. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não fazem parte do ranking porque elas não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - um dos índices usados no cálculo do IGC.
Veja aqui o ranking oficial do MEC (em ordem alfabética)
*o arquivo deve ser aberto em excel

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário