sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Há 40 Anos

Manchetes do jornal "Tribuna da Imprensa" de 26 de setembro de 1968

Papa Paulo VI deplora a violência

O Papa Paulo VI deplarou ontem a violência e "os excessos dos recentes levantes extremistas" e disse que as relações entre os jovens e a Igreja "não são relações de oposição, mas uma relação positiva". Enquanto isto, na Cidade do México, a imprensa garantia que mais de 20 estudantes já haviam morrido pela polícia nos últimos dois dias e a situação no Uruguai era confusa e na Argentina o governo fazia várias prisões.

Tomaz indicou Caetano para substituir Salazar
LISBOA (FP e TRIBUNA) - A partir de hoje Portugal terá um novo primeiro-ministro, em substituição a Antônio Oliveira Salazar, que deteve por quase 40 anos o poder português. Em discursão que fará à nação o presidente Américo Tomaz indicará o professor Marcelo Caetano, como o novo "premier" e a seguir tomará todas as providências para evitar reação da oposição. Por outro lado, enquanto na cidade do Porto um grupo de intelectuais da oposição lançou manifesto exigindo a democratização do país, com eleições livres e liberdade de expressão, em Londres, o "Daily Mail" assegurou que três generais estão dispostos a tomar o poder.

Dois mil foram à rua contra reunião militar
Dois mil estudantes voltaram às ruas na tarde de ontem, realizando um comício na esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Rio Branco e seguindo em passeata à Praça Mauá, onde se dispersaram, após tombarem duas viaturas policiais. A Polícia Militar não chegou a intervir, pois, quando apareceu no local da manifestação, os estudantes já haviam dado por encerrada a passeata e anunciado para hoje novas manifestações em prosseguimento à "Semana de Protesto Contra a Reunião dos Generais". Saindo de diversas faculdades e dos colégios estaduais e particulares, os universitários secundaristas e vestibulandos convergiram para o ponto de encontro marcado na véspera: esquina da Rua Sete de Setembro com a Avenida Rio Branco.

Festival sem Caetano abre hoje
Com "Meu Sonho Antigo", de autoria de Sérgio Bittencourt e na interpretação de Taiguara, inicia-se hoje, às 21 horas no Maracanãzinho, o III Festival Internacional da Canção Popular, que não terá a participação de Caetano Veloso, mas contará com a presença de Sílvio Caldas, "O Caboclinho Querido", que defenderá no próximo sábado a canção "Rainha do Sobrado", de Eduardo Souto Neto.
O cantor e compositor Caetano Veloso, classificado em São Paulo com "É Proibido Proibir", oficializou sua saída do Festival ao dizer que conseguiu seu objetivo, abalando as estruturas da Música Popular Brasileira. Hoje, às 17 horas, Caetano receberá a Imprensa, na Boate Sucata, quando dará detalhes sobre a sua desistência.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário