sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Hoje no Congresso...

Plano contra o trabalho escravo prioriza votação de PEC

O 2º Plano para Erradicação do Trabalho Escravo, lançado no último dia 10 pelo governo federal, inclui entre suas metas a aprovação de algumas propostas que tramitam no Legislativo. A principal delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, do Senado, que determina a expropriação de imóveis (rurais ou urbanos) onde for constatada exploração de trabalhadores em condições análogas à de escravidão.A PEC já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara e está pronta para ser votada pelo Plenário em segundo turno. O acordo para colocar o assunto em pauta, no entanto, ainda não foi construído, uma vez que a bancada ruralista é "totalmente contrária ao seu texto atual", como definiu o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, costuma citar a PEC entre as propostas que podem ser votadas ainda neste ano.
Leia mais…

Defesa do Consumidor vai debater transporte aéreo

A Comissão de Defesa do Consumidor deverá realizar no mês de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais, uma nova audiência pública para debater o estatuto de defesa do passageiro de transporte aéreo. Essa é a expectativa do deputado Luiz Bassuma (PT-BA), relator na comissão dos
sete projetos de lei que tratam do assunto.A realização dessa audiência já foi aprovada, e falta apenas agendar a data. Serão convidados a participar representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do Sindicato dos Aeroviários, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). O deputado Luiz Bassuma pretende concluir seu parecer após a audiência, de forma a permitir que ele seja votado pela comissão ainda no mês de novembro.
Leia mais...

Estudo recomenda criação de empresa para o pré-sal

Levantamento da Consultoria da Câmara revela que o risco de explorar petróleo na camada do pré-sal "tende a zero".

O estudo "Um novo marco legal para pesquisa e lavra das jazidas brasileiras de petróleo e gás natural", lançado nesta quarta-feira pela Consultoria Legislativa da Câmara, revela que o risco de explorar petróleo na camada do pré-sal "tende a zero". Por isso, o autor do trabalho, o consultor da área de recursos minerais, hídricos e energéticos Paulo César Ribeiro Lima, defende que o governo participe dos resultados dessa exploração e tenha maior controle da riqueza potencial, inclusive com a criação de uma empresa pública, que não concorreria com a Petrobras nem com as demais companhias petrolíferas, nacionais ou estrangeiras. "Essa empresa não seria operadora, mas uma gestora dos ativos da União. Nesse aspecto, o modelo a ser seguido seria o norueguês", esclarece.
Leia mais...

Grupo da CDH reúne-se nesta segunda-feira para discutir condições de trabalho dos motoristas profissionais

O grupo criado para analisar as condições de trabalho dos profissionais do setor de transporte rodoviário realiza sua 6ª reunião nesta segunda-feira (29). Os membros do grupo, que funciona no âmbito da
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), estudam soluções legislativas para os problemas enfrentados por motoristas de caminhão, ônibus e táxi.
Leia mais...

Projeto reserva cargo de procurador-geral da Fazenda Nacional aos procuradores fazendários

O procurador-geral da Fazenda Nacional deve ser escolhido exclusivamente entre os servidores efetivos da carreira de Procurador da Fazenda Nacional. É o que prevê proposta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) em exame na
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa. Neste momento, a matéria (PLS 128/07 - Complementar) está com o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), encarregado de preparar o relatório e o voto.
Leia mais...

Estudo propõe discussão ampla sobre fundo soberano

Estudo sobre a criação do Fundo Soberano do Brasil, elaborado pela Consultoria Legislativa, recomenda uma ampla discussão no Parlamento sobre a orientação dos investimentos e seus efeitos nas finanças públicas.
Leia mais...

Leia também...
Constituição de 88 é a sétima adotada no país
Cláusulas pétreas existem no Brasil desde 1891
TSE disponibiliza formulário de justificativa para eleitor ausente do domicílio eleitoral no dia da eleição
Senado realiza campanha de responsabilidade social "Semana da Criança"
Propostas restringem publicidade de medicamentos
Plano contra o trabalho escravo prioriza votação de PEC
Proposta isenta dono de arma longa de exame de aptidão


Elis Regina - É com esse que eu vou (TV Cultura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário