domingo, 28 de setembro de 2008

Manchetes do Dia

Clique nos nomes dos jornais para acessá-los
Domingo, 28 de setembro de 2008

O GLOBO

Crise ameaça investimentos em infra-estrutura no Brasil
O enxugamento do crédito provocado pela crise financeira global encareceu os empréstimos e ameaça os investimentos em infra-estrutura no Brasil, essenciais para o crescimento do país. Especialistas, representantes do setor privado e integrantes do governo temem a redução dos investimentos em energia, transportes e telecomunicações. São áreas que, junto com saneamento, planejam investir cerca de R$ 304 bilhões até 2011. No comércio varejista, empresários também já admitem que a turbulência internacional vai reduzir o volume de encomendas e afetar as vendas.


O ESTADO DE S. PAULO

Crise vai impor controle mais rígido do sistema financeiro
A crise nos EUA pôs em xeque o liberalismo financeiro e o modelo de crescimento apoiado no consumo, dizem especialistas. “O mundo financeiro dos últimos 25 a 30 anos morreu”, afirmou Otaviano Canuto, do BID. O ex-banqueiro Charles Morris considera que “o consumo (nos EUA) precisa cair uns 5% ou 6% do PIB, é um novo modelo”. Aloísio Araújo, da FGV-Rio, resume: “A idéia de que é muito difícil regular o sistema financeiro, e de que ele tem capacidade de se autocorrigir, se revelou equivocada”. Assim, as mudanças regulatórias deverão afetar toda a cadeia operacional dos bancos, começando com o crédito. No Brasil, a turbulência foi sentida no mercado de câmbio e de crédito, o que pode ameaçar os investimentos.

FOLHA DE SÃO PAULO

Governo prevê expansão menor em 2009
Apesar de o ministro Guido Mantega (Fazenda) prever um crescimento econômico de 4,5% no próximo ano, setores do governo já avaliam que essa taxa pode ficar na casa dos 4%, talvez até menos, com o agravamento da crise financeira mundial, informam Valdo Cruz e Kennedy Alencar.


JORNAL DO BRASIL

Brasil: melhor do que China, Rússia e Índia
O furacão da crise financeira global não vai ser tão devastador para o Bric – grupo formado pelas economias emergentes de Brasil, Rússia, Índia e China. Analistas brasileiros e americanos apostam que os quatro vão continuar crescendo, na contramão da recessão mundial. E que o Brasil lidera, ao lado da China, as previsões otimistas, lastreado por um conjunto de fatores estruturais, no qual o sistema bancário tem destaque.

CORREIO BRAZILIENSE

Manchete: Brasília inchada... ... e desigual
A degradação e a vergonha no centro de Brasília, com prostituição de menores e comércio de drogas, expostas nas páginas do Correio esta semana, são reflexos de algo bem maior: o crescimento desordenado da cidade e seus arredores. De 1980 para cá, a população do país cresceu 54,6%; a do Distrito Federal, 108,6%. Levantamento do IBGE mostra que a desigualdade social na capital, ao contrário do que ocorreu no Brasil, aumentou no ano passado: enquanto na média nacional os 10% mais ricos têm 40% da renda, no DF eles abocanham quase 50%. Os mais pobres, por sua vez, detêm apenas 11% da renda, contra 15% no país.


VALOR ECONÔMICO

Crédito de curto prazo para empresas mingua
Depois de ter secado as fontes externas de crédito, a crise de liquidez no sistema financeiro internacional atinge em cheio as linhas em reais de curto prazo. "As linhas de crédito à exportação secaram, mas também percebemos um aumento no custo do capital de giro", diz João Nogueira Batista, presidente do frigorífico Bertin. Segundo João Henrique Marchewsky, presidente da Buettner, indústria de confecções sediada em Brusque (SC), a empresa estudava operações estruturadas como securitização de recebíveis para alongar o perfil do endividamento, mas já recebeu recomendação dos bancos para adiá-las. "Está tudo em banho-maria". Marchewsky disse ter levado "um susto bem grande" ao perceber o aumento nas taxas de juros dos Adiantamentos de Contrato de Câmbio e Cambiais Entregues (ACC e ACE). Há poucos dias, a empresa pagava entre 6% e 7% ao ano nessas linhas, que na quarta-feira passaram a 16,5%. O executivo também já vê diferença nas taxas do capital de giro praticadas pelos bancos, que passaram nos últimos dias de 20% ao ano para em torno de 25%.

GAZETA MERCANTIL

Disputas políticas adiam aprovação de ajuda a bancos
Não houve acordo ontem após a reunião de emergência entre os congressistas dos dois principais partidos dos Estados Unidos com o governo George W. Bush e os candidatos Barack Obama e John McCain. Segundo agências de notícias, as discussões foram marcadas por profundas divisões entre democratas e republicanos quanto às condições do pacote-ajuda de US$ 700 bilhões para o sistema financeiro do país proposto pelo governo Bush.Republicanos e democratas haviam adiantado que um projeto de lei autorizaria o pacote solicitado, mas que o Congresso tinha intenção de desembolsar a quantia em parcelas. Também disseram que haverá limites para os pacotes de remuneração dos executivos cujas empresas pedem assistência do governo, além de um mecanismo para o governo receber participação em algumas companhias para que os contribuintes tenham oportunidade de ter lucro caso elas prosperem.


DIÁRIO DO AMAPÁ

Incêndio destrói oito veículos no pátio da Caesa
Oito carros da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) pegaram fogo no fim da manhã de ontem. Os veículos estavam estacionados no pátio interno da empresa estatal. Funcionários viram o surgimento de grande nuvem de fumaça e correram para ver o que ocorria. Eles se depararam com o fogo consumindo os carros, rapidamente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e em alguns minutos depois o incêndio começou a ser debelado. De acordo com João Batista, que atua no setor operacional da Caesa, o incêndio pode ter sido provocado por fagulhas de queima de lixo que ocorria em um terreno vizinho

A CRÍTICA

Pastor mata ladrão a facadas
Pastor e obreiro foram espancados durante tentativa de assalto na madrugada de ontem, na Igreja Universal do Reino de Deus, no Coroado, Zona Leste, mas reagiram e mataram um dos bandidos a facadas. O outro assaltante foi preso logo após o crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário