quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal “Tribuna da Imprensa” de 2 de outubro de 1968
Metalúrgicos de Minas entram em greve

A greve dos trabalhadores metalúrgicos de Minas Gerais começou com a paralisação de dez indústrias, às 7 horas da manhã de ontem, quando oito mil empregados cruzaram os braços. A polícia prendeu dezenas de operários, inclusive o líder sindical Ênio Seabra, decretando-se à tarde a intervenção no sindicato. A Mannesmann foi o principal estabelecimento atingido ontem pela parede, esperando-se para hoje a extensão do movimento. No Rio, banqueiros e bancários chegaram a acordo, na base de 30 por cento de aumento salarial, mas em Minas a greve nos bancos entra hoje no sexto dia.

Habeas de Jânio tem decisão hoje do STF
BRASÍLIA (Sucursal) - O Supremo Tribunal Federal julga hoje, durante sessão plena, que se iniciará às 13 horas, o pedido de habeas-corpus impetrado em favor do ex-presidente Jânio Quadros, que se encontra confinado na Cidade de Corumbá (Mato Grosso), desde 2 de agosto, cumprindo portaria do ministro da Justiça baseada em dispositivos dos extintos Atos Institucionais. Autoridades do governo mostravam-se ontem receosas de arriscar qualquer previsão sobre o julgamento, como ocorrido na véspera da sessão do Tribunal Federal de Recursos, limitando-se a defender a tese de que a ordem será rejeitada por uma diferença de três votos.

Funcionários pedirão a Costa 13º salário
As entidades que congregam a classe dos servidores públicos civis da União estão elaborando um documento para ser entregue ao presidente Costa e Silva, no dia 28, quando é comemorado, em todo o País, "O Dia do Funcionário", exigindo imediata revisão salarial, 13º salário, aposentadoria aos 30 anos de serviço, direito de greve e paridade de vencimentos com os funcionários do Legislativo e Judiciário. Segundo revelou à Tribuna um dos responsáveis pela elaboração do documento, os funcionários vão procurar apurar se os dois ministros de Estado já prepararam vários projetos, não só contrários aos interesses da classe mas visando a desacreditá-la perante o próprio chefe do governo, trazendo uma imagem negativa de trabalho que exerce em todos os setores da atividade pública nacional.

Botafogo cheio de problemas
O Botafogo virou hospital de uma hora para outra e tem em Roberto, Gerson, Carlos Roberto e Moreira seus grandes problemas para o jogo de sábado contra o Vasco. Roberto gessou o pé direito, ontem, como estava previsto, tira o aparelho na 6ªfeira, faz um teste, mas o dr. Lídio Toledo acha muito difícil o seu aproveitamento. Gérson levou um pisão no pé esquerdo e fará um teste no coletivo de amanhã. Moreira, que já não atuou contra o Corintians, voltou a se queixar dos ligamentos do joelho direito ontem quando quis treinar e não conseguiu, enquanto Carlos Roberto sofreu uma pancada na perna esquerda e de todos é o que menos preocupa. Zagalo já decidiu que Chiquinho continuará na zaga central, por Zé Carlos não estar curado do pé direito, tanto que ontem também não treinou e fez tratamento.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário