terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Museu do Homem do Nordeste

A revista "Continente Multicultural" publicou, na edição nº 97 (janeiro/2009), ampla reportagem sobre a nova exposição de longa duração do Museu do Homem do Nordeste, aberta ao público no mês passado. Confira a transcrição de parte da reportagem, disponibilizada no site da Continente (a íntegra só pode ser lida na revista impressa).


O QUE É SER UM HOMEM NORDESTINO?

Museu do Homem do Nordeste reabre buscando a resposta para essa questão, evitando as visões caricatas, mas priorizando os personagens populares
Por Diana Moura


Depois de três anos e meio fechado, o Museu do Homem do Nordeste (MUHNE) volta a abrir as portas para visitação. A partir de agora, o público vai encontrar tudo novo: projeto museológico de Regina Batista, reestruturação da área expositiva, aquisição de acervo e plano de iluminação. Nada restou do espaço anterior. Apesar de surpreendente, a mudança física, projetada por Janete Costa, não é a parte mais significativa da reforma, mas cumpre bem o papel de materializar toda uma mudança conceitual que ora integra o programa do museu. Em vez de se contentar em mostrar quem é o homem do Nordeste, a instituição prefere lançar a pergunta. Cabe aos visitantes, após uma reflexão, oferecer a resposta. Em primeiro lugar, este homem tratado pelo MUHNE não é mais um só. São vários. A nova exposição chama-se Nordeste: Territórios plurais, culturais e direitos coletivos. Como o título indica, a discussão em pauta pretende dialogar com o público na busca de fazê-lo compreender que a região é um território diversificado, no qual convivem saberes, culturas, artes, histórias e costumes diferentes. Entretanto, se não é legítimo carimbá-los todos com o mesmo rótulo, é possível procurar similaridades traçadas ao longo da formação desse povo que permitam perceber identidades comuns. “O conceito de região é arbitrário. Foi criado por necessidades político-administrativas. (...)

Leia mais do ensaio de Diana Moura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário