sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Opinião, Notícia e Humor (?)

MANCHETES DO DIA


brasilienses, as matrículas ainda estão disponíveis aos pais que deixaram para a última hora. A crise econômica não abalou a demanda no segmento de ensino privado. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), o número de matrículas até o momento é 15% superior ao verificado no mesmo período de 2008. No ano passado, o incremento foi de 5% em relação a 2007. No entanto, os consumidores devem ficar atentos para os preços das parcelas. Na capital federal, as mensalidades ficaram, em média, 12% mais caras. Uma pesquisa feita pelo Correio ontem com 10 grandes escolas de ensino infantil, fundamental e médio do Plano Piloto e de cidades do DF mostra que as parcelas estão entre 6,3% e 14,3% mais caras que as praticadas até dezembro.

No dia mais intenso em três semanas de ofensiva contra o Hamas, o Exército de Israel voltou a ser criticado ao atingir a sede da agência de ajuda humanitária das Nações Unidas na faixa de Gaza. Também foram alvos de ataques israelenses um prédio que abriga escritórios de jornalistas e um hospital. Nos três casos, houve apenas registro de feridos sem gravidade. No dia mais intenso em três semanas de ofensiva contra o Hamas, o Exército de Israel voltou a ser alvo de críticas ao atingir a sede da agência de ajuda humanitária das Nações Unidas na faixa de Gaza, mas também reivindicou um triunfo ao matar um dos principais líderes do grupo extremista.

Com o setor automobilístico retraído pela crise, as montadoras instaladas no Rio têm optado pelas férias coletivas para não demitirem. É o caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, e a Peugeot-Citröen, em Porto Real. Em São Paulo, as centrais sindicais suspenderem as negociações com empresários. Querem a presença da CUT, que não aceita reduzir os salários. O cenário de retração de de- manda, provocado pela crise financeira internacional, que diminuiu o crédito nos mais variados setores, tem afetado de forma significativa o setor automobilístico. Diante disso, as montadoras de automóveis instaladas no estado do Rio de Janeiro têm optado pelas férias coletivas para não demitir funcionários.


O ataque à instalação da ONU provocou duros protestos do secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, que visita região para tentar encontrar uma saída diplomática para o conflito que já deixou cerca de 1.100 palestinos e 13 israelenses mortos. Na ação contra os líderes do Hamas, forças de Israel mataram Said Siam, considerado o "número 3" do grupo islâmico, e toda a família do irmão dele. Siam era o responsável por milhares de agentes de segurança do grupo palestino, segundo informou a rede de TV da organização. Analistas o consideravam a ligação entre as alas política e militar do Hamas. O irmão de Siam, dono da casa atingida e também autoridade de segurança do Hamas, está entre os mortos. Segundo fontes palestinas, o ataque também causou a morte de um número indeterminado dos civis.

Num ataque que provocou a revolta da comunidade internacional, o Exército israelense atingiu ontem a sede das Nações Unidas na Faixa de Gaza, destruindo toneladas de material de ajuda humanitária. Um segundo refúgio da ONU, um hospital e dois prédios usados pela imprensa internacional também foram atingidos pelo fogo israelense. O bombardeio ocorreu no dia em que os israelenses lançaram seu maior ataque a Gaza, com 110 bombardeios e avanços por terra por bairros densamente povoados, e no momento em que relatos afirmam que Israel e Hamas estão se aproximando de um acordo para uma trégua. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estava em Jerusalém no momento do ataque.

VALOR ECONÔMICO
DEFLAÇÃO PERMITE CORTE MAIOR NO JURO

As notícias no front inflacionário seguem extremamente positivas. O Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de janeiro teve queda de 0,85%, principalmente devido ao tombo dos preços no atacado, tanto dos produtos agropecuários quanto dos industriais. Foi o maior recuo do indicador desde 1993, quando o levantamento começou a ser feito. Em dezembro, o IGP-10 tinha ficado praticamente estável, com alta de 0,03%. Com o resultado de janeiro, a alta do IGP-10 em 12 meses ficou em 8,23%, um tombo expressivo em relação aos 10,27% registrados em fevereiro nessa base de comparação.

GAZETA MERCANTIL
CRISE FORÇA EMPRESAS A REINVENTAR FUNÇÃO DO RI

Operações de derivativos, crise financeira internacional e virada repentina do câmbio promoveram uma agitação incomum no departamento de relações com investidores (RI) das empresas de capital aberto. Se a missão desses profissionais parecia restrita a viagens internacionais na atração de investidores e à divulgação de balanços a cada trimestre, os acontecimentos recentes lhes reservaram a missão de reter acionistas e até ajudar na captação de crédito bancário. Os times de RI tiveram de repensar suas atividades para não haver efeito manada”, diz Andrea Pereira, diretora de RI do grupo EBX.

DESTAQUES DE HOJE

Entidade se mostra indignada e considera uma grande injustiça o novo índice de reajuste dos aposentados e pensionistas

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – COBAP vem expressar a todo o movimento de aposentados e pensionistas do Brasil, ao Poder Executivo, ao Poder Legislativo, à imprensa e à sociedade brasileira como um todo sua total indignação com o anúncio feito pelo Ministro da Previdência Social de que o índice de reajuste dos benefícios previdenciários será de apenas 6,22%, enquanto o índice de reajuste do salário mínimo será de 11,96%. Além do percentual de 6,22%, que é uma previsão do orçamento de 2009, ser inferior à inflação verificada no ano de 2008, que foi de 6,48%, a decisão do governo aumenta as perdas salariais de todo o segmento, mantendo os aposentados e pensionistas em estado de permanente endividamento, e confirma a tendência anual de milhares de pessoas descerem para o valor do piso previdenciário. Mantendo essa política de defasagem salarial é temerário que, no futuro, os aposentados e pensionistas do INSS receberão apenas o valor do salário mínimo. Os aposentados e pensionistas do INSS sofrem um achatamento histórico em seus proventos. Desde a regulamentação da Lei de Custeio e Benefícios da Previdência Social em 1991 as perdas alcançam 85%, e agora vai aumentar. Apenas nos últimos cinco anos as perdas salariais já alcançam 37%. Enquanto o salário mínimo vem sendo valorizado pelo governo Lula, e vem crescendo em termos reais, os demais benefícios acima do mínimo vêm sendo desvalorizados deixando milhões de famílias incapacitadas de manter seu sustento com dignidade.
Leia mais...

LUIZ GONZAGA BELLUZZO: `BANCO CENTRAL É UM BANCO. DEVIA PROVER O CRÉDITO; NÃO AGIR COMO GOVERNO PARALELO`

Para o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor do Instituto de Economia da Unicamp, recusa do Banco Central em baixar os juros é a `reafirmação algo infantilizada de um princípio de independência que não hesita em colocar suas supostas prerrogativas à frente das prioridades da economia nacional num momento grave como esse`. O BC, acrescenta, deveria ter uma ação enérgica para prover o crédito e impedir a passagem da crise financeira para uma crise da economia real. A decisão não surpreendente do Banco Central brasileiro, cujo comitê de política monetária, o Copom, reafirmou na última quarta-feira a supremacia de um capricho ideológico contra as evidências econômicas, a sensatez política e as urgências da sociedade brasileira, reavivou a lembrança de um diagnóstico feito em 2003, pelo então recém-eleito Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. “Terceirizaram o Brasil”, desabafou o novo mandatário ao tomar conhecimento do excesso de poder investido nas agências reguladoras pelos entusiastas do Estado mínimo, que há pouco haviam deixado o Palácio do Planalto.
Leia mais...

Plano Amazônia Sustentável prioriza a regularização fundiária

Dentre os projetos entregues por Mangabeira Unger à governadora Ana Júlia estão a recuperação e a racionalização da malha viária da região. De acordo com os documentos, a prioridade imediata do PAS é a regularização fundiária, com a legalização imediata das glebas de terras de até 100 hectares. Para agilizar essa tarefa a SAE propõe ainda a criação de um órgão executivo com a tarefa de coordenar e monitorar o trabalho dos estados e municípios, e a instituição de um regime jurídico para regularização fundiária mais simplificado. Mangabeira Unger já visitou os governadores Waldez Góes, do Amapá, e Blairo Maggi, do Mato Grosso; e depois do Pará visitará ainda nesta quinta-feira Eduardo Braga, do Amazonas, e na sexta o governador Binho Marques, do Acre.
Agência Pará

Anatel processa Oi e Telefônica por não cumprirem acordo de levar banda larga a escolas

As empresas de telecomunicações Telefônica e Oi estão sendo processadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) por não cumprirem integralmente o compromisso de levar às escolas públicas Internet em banda larga. Em um acordo feito com o Governo federal, a Telefônica deveria fornecer conexão em alta velocidade a 3.665 escolas do Estado de São Paulo até 31 de dezembro de 2008, e a Oi deveria beneficiar 12.680 escolas em todo o Brasil.No entanto, apenas 70% da meta prevista foi cumprida. Da proposta da Telefônica, 1.117 escolas ficaram de fora, e a Oi não beneficiou 3.856 dos estabelecimentos combinados. De acordo com a Agência Estado, as empresas de comunicação Brasil Telecom e a CTBC atenderam a todas as escolas previstas.
Leia mais...

Juros já podem cair 2 pontos

Economistas não vêem risco para inflação e também pedem aumento de gastos públicos para impedir recessão.


A taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano, poderia cair 2 pontos percentuais, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, sem qualquer efeito negativo sobre a inflação. A avaliação é do consultor econômico da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do BC. Ele ressalva haver pressão em virtude da desvalorização cambial, o que reduzia a margem de corte para 1 ponto percentual. Freitas calcula que a Selic fechará 2009 remunerando 11% ao ano: "Vai depender da entrada de dólares, que não está boa", observou. A visão sobre o espaço para uma queda expressiva dos juros é compartilhada por Claudio Dedecca, do Instituto de Economia da Unicamp. Para ele, a combinação entre a queda dos juros e a flexibilização da meta do superávit primário (economia para pagar juros) permitiriam ao governo contribuir para o crescimento.
Leia mais...

O Brasil não prioriza o que sabe fazer bem em Ciência

A Ciência brasileira vem ocupando posições de relevo na comunidade científica internacional. Isso se deve a um aumento da sua atividade de gerar novos conhecimentos, traduzidos em artigos publicados em revistas de circulação internacional. Os dados mais atualizados apontam no sentido de que a Ciência brasileira publica cerca de 2% de todas as publicações internacionais, ocupando a 15ª posição. Estes são valores médios para todas as áreas do conhecimento. Há, no entanto, uma área em que o Brasil vem ocupando uma posição de maior destaque, apesar do pouquíssimo incentivo no momento por parte dos vários órgãos que financiam a atividade científica no Brasil. Refiro-me à área da parasitologia, sobretudo aquela que lida com doenças parasitárias de grande relevância. Estas são responsáveis por lesões graves e pela morte de milhões de pessoas em todo o mundo, como é o caso da malária, da Doença de Chagas e das diferentes formas de leishmanioses.
Leia mais...

INSS volta a incidir sobre aviso prévio

Quem perder o emprego sem justa causa e receber aviso prévio indenizado sairá com menos dinheiro. O governo retomou a cobrança da contribuição para a Previdência Social sobre esse benefício, suspensa desde 1999. A decisão consta de decreto assinado na última segunda-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas só explicado oficialmente nesta quinta-feira pela Receita Federal. Com a medida, tanto o empregador como o trabalhador demitido terão de contribuir para a Previdência sobre o aviso prévio. Para o empresário, a tributação é de 20% sobre a folha de pagamento. O empregado vai pagar de 8% a 11% conforme a faixa salarial, com limite máximo de R$ 334,29.
Monitor Mercantil

TV CULTURA SEM NASSIF
“2010 já começou”
Por Priscila Lobregatte em 16/1/2009

Depois de ser comunicado sobre sua saída da TV Cultura, anunciada na terça-feira (13), Luis Nassif falou ao “Vermelho” sobre as razões que poderiam ter levado o canal a tal decisão já que, no final do ano passado, a direção cogitava renovar seu contrato. "O ano de 2010 já começou, este é o ponto", declarou. Para ele, "a maluquice das eleições de 2006 voltou antecipadamente". Nassif disse não saber quais razões reais teriam levado o canal público a romper o contrato, mas lançou algumas luzes que podem clarear o entendimento sobre a decisão. A aproximação do ano eleitoral e a subordinação do canal ao presidenciável José Serra – governador que tem fama de perseguir veículos e jornalistas críticos à sua gestão – poderiam ter pesado na decisão. "Fiz uma matéria sobre o balanço da Sabesp, tratando da publicidade que a empresa fez em termos nacionais. Como pode uma empresa que tem atuação estadual patrocinar eventos de televisão no Brasil inteiro?", questionou. A intenção é clara: trata-se de divulgar a gestão Serra, contribuindo para torná-lo uma figura mais conhecida nacionalmente com vistas à disputa de 2010. Outro episódio que demonstra as divergências entre a visão crítica de Nassif e a orientação da TV Cultura foi a publicação no blog do jornalista de release sobre o programa Roda Viva com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. No texto, constava a formação da bancada de entrevistadores: Reinaldo Azevedo, da Veja; Macio Chaer, do site Consultor Jurídico e Eliane Cantanhêde, da Folha de S.Paulo, entre outros.
Leia mais...
Em casa, Sarney recebe visita de Dilma

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez uma visita de cortesia ontem ao senador José Sarney (PMDB-AP), acamado desde o fim da semana passada, por conta de gripe. Um interlocutor disse que Sarney já está melhor, mas só saiu do quarto para receber a ministra. Foram cerca de 30 minutos de conversa. Um dirigente do PT avalia que, com o gesto, o Planalto deixou claro que não faz restrição à eleição de Sarney à presidência do Senado. A decisão de ir até a casa do senador foi tomada por Dilma na véspera, depois de o presidente ter feito cinco tentativas fracassadas de marcar encontro com Sarney para tratar de sucessão no Congresso.
Leia mais...

EUA bancam o terrorismo de Israel

O jornal Folha de S.Paulo reproduziu nesta semana, sem chamada de capa ou qualquer destaque, um elucidativo artigo da agência Reuters. Ele informava que "os EUA estão contratando um navio mercantil para levar centenas de toneladas de armas da Grécia a Israel ainda neste mês" de janeiro. Entre outros "materiais perigosos", estariam novos tipos de explosivos e detonadores. Ainda segundo a agência de notícias, "o pedido de envio foi feito em 31 de dezembro" (o genocídio na Faixa de Gaza começou no dia 27), e o serviço sujo, quase clandestino, seria feito por uma transportadora privada alemã. O Pentágono negou o envio, mas "um comando da Marinha americana confirmou que o carregamento de 325 contêineres de seis metros cada deve ser levado em duas viagens do porto grego de Ashdod, que fica a 38 quilômetros da Faixa de Gaza". O armamento saiu do porto de Sunny Point, na Carolina do Norte e "os documentos estipulam que a embarcação deve ser capaz de ‘carregar 5,8 milhões de libras (2,6 milhões de quilos) de peso de explosivo líquido'". A notícia, sem alarde na mídia, veio à tona no mesmo dia em que a inoperante ONU criticou Israel por "crimes de guerra" na agressão em Gaza.
Leia mais...

Renan diz que Garibaldi tem apoio do PMDB para disputar a presidência do Senado

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que deverá assumir a liderança de seu partido em fevereiro, disse nesta sexta-feira (16) em Maceió que o senador Garibaldi Alves conta com o apoio de todo o PMDB e só não será o candidato do partido à Presidência do Senado se houver algum obstáculo constitucional.
- Desde o primeiro momento, isso ficou claro, absolutamente claro. Ele tem o apoio e o entusiasmo de todos nós. Se houver problema, não será jamais problema de ordem política, de falta de apoio. Será óbice constitucional - afirmou.
Questionado sobre a possibilidade da candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) à Presidência da Casa, Renan disse que isso dependeria de haver impedimentos à candidatura do atual presidente, Garibaldi Alves Filho.
- Se puder ser o Garibaldi, é o Garibaldi. Se não puder, o PMDB vai indicar outro, e dentre os nomes está o do senador José Sarney.
Leia mais...

A BBC sem olhos, em Gaza

Dia 29 de fevereiro do ano passado, a página da BBC na internet mostrou um dos assessores do ministro da Defesa, deputado Matan Vilnai, ameaçando Gaza de "um holocausto". Com manchete em que se lia "Israel ameaça Gaza de 'holocausto' ", a matéria passou por nove revisões nas 12 horas seguintes. Antes do fim do dia, a manchete dizia "Militantes pró-Gaza 'arriscam-se a sofrer um desastre' ". (Depois, a matéria continuou a ser modificada, acrescida de uma nota de desculpas). Um funcionário do governo de Israel que ameace alguém de "holocausto" pareceu inadmissível, até para quem, rotineiramente invoca o mesmo espectro para afastar qualquer crítica que apareça contra o comportamento criminoso do Estado de Israel. Mas a nova versão da manchete jogou toda a responsabilidade e a culpabilidade claramente sobre os "militantes pró-Gaza".
Leia mais...

Irritações Semânticas
Gandra Martins

A idade, talvez, esteja tornando-me intolerante com a semântica dos cidadãos que optaram pelas denominadas posturas “politicamente corretas”. A expressão já representa uma brutal incorreção, pois significa abdicar da verdade para ficar bem com a maioria. Entre tais optantes por afastar os socialmente inconvenientes, impressiona-me a serenidade com que falam que a melhor forma de valorizar a dignidade da mulher está no direito de matar os seus filhos no próprio ventre. Semanticamente, entendem que para valorizar a “dignidade humana” da mãe –é esta a expressão de que se utilizam- está o seu direito de cometer o homicídio uterino! Nesta linha, a dignidade humana do nascituro não é levada em consideração, pois, em uma sociedade hedonista, tudo é permitido, inclusive a eliminação de seres humanos indefesos, desde que se encontre um amortecedor de consciência, como o da manipulação semântica. Compreende-se, pois, que expressões como “antecipação do parto”, ou seja, “antecipação da morte do feto” ou “interrupção da gravidez”, vale dizer “interrupção da vida do nascituro” sejam de uso corrente.
Leia o artigo na íntegra...

STF pede parecer do Ministério Público para analisar revogação da prisão de Battisti

O escritor italiano Cesare Battisti, preso desde 2007 na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, terá que aguardar no mínimo mais alguns dias para ter realizado o desejo de voltar à liberdade. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, solicitou hoje (16) parecer à Procuradoria Geral da República (PGR) sobre a petição protocolada ontem (15) pela defesa do italiano, que requer a revogação da prisão preventiva do escritor. Não há prazo legal estabelecido para que a PGR emita o parecer, segundo a assessoria de imprensa do STF. Battisti responde a um processo de extradição na Corte e teve refúgio político concedido esta semana pelo governo brasileiro. A extradição do escritor foi pedida pelo governo da Itália.
Leia mais...

Seminário de Curitiba: crise global é política

A crise sistêmica global é política, e não meramente econômico-financeira. Esta foi uma das principais conclusões do seminário internacional "Crise - Rumos e Verdades", realizado em Curitiba, de 7 a 11 de dezembro, sob os auspícios do Governo do Estado do Paraná. O evento reuniu 35 conferencistas de 11 países e teve a participação direta de mais de 600 pessoas, além de ter sido transmitido ao vivo pela TV Educativa Paraná e recebido numerosas intervenções via Internet de espectadores, no Brasil e no exterior. Um dos destaques foi a participação de três governadores estaduais na conferência de encerramento - além do anfitrião Roberto Requião, o paulista José Serra e o catarinense Luiz Henrique -, que manifestaram significativas convergências de propostas para o enfrentamento da crise pelo Brasil, entre elas a necessidade de se alterar o domínio absoluto do Banco Central na condução da política econômico-financeira. A propósito, Requião reiterou as propostas para proteger a economia nacional, como o controle de câmbio e capitais, que havia feito uma semana antes, no Rio de Janeiro (RJ), no seminário "Alternativas para o Brasil enfrentar a crise", promovido pelo jornal Monitor Mercantil com o apoio de várias entidades, entre elas o Movimento de Solidariedade Ibero-americana (MSIa) (Resenha Estratégica, 3/12/2008).
Leia mais...

Cobrado por OAB, TJ do maranhão vai investigar denúncias sobre venda de sentenças

Um dia depois de se reunir com a direção da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB-MA) - que cobra inclusive apuração rigorosa sobre denúncias de venda de sentenças -, o corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Jamil Gedeon Neto, instaurou correição geral extraordinária em seis varas cíveis de São Luís para apurar supostos indícios de irregularidades. As varas sob correição são a segunda, a terceira, a quinta, a sexta, a sétima e a oitava do Cível, além da secretaria de distribuição de processos. Na semana passada, a corregedoria já havia determinado correição na 4ª Vara da Fazenda Pública, que tem como juiz Megbel Abdalla. Segundo o corregedor, as fiscalizações foram deliberadas desde o fim do ano passado. Os trabalhos terão início no próximo dia 20, com duração prevista de 15 dias.
Leia mais...
Nova Oi sai na frente no ano da convergência

Depois das muitas movimentações no segmento de telecomunicações brasileiro realizadas no ano passado, a nova Oi, que concluiu na semana passada a aquisição das ações da Brasil Telecom (BrT), já sai na frente em 2009, um ano que promete ser o da convergência digital (pacotes de serviços de voz, Internet, televisão). Segundo a Gartner, especializada em estudos do mercado de telecomunicações, a supertele nasce com um grande diferencial: o de poder ofertar todos esses serviços sob o mesmo domínio da Oi. Elia SanMiguel, analista da Gartner, classifica como extremamente positiva a fusão Oi/BrT, e garante que a nova empresa já vem com tamanho e capacidade suficientes para enfrentar, de igual para igual, as gigantes internacionais Telefónica e América Móvil.
Leia mais...

Falta de informação ao consumidor invalida cobrança feita por operadora de telefonia

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF confirmou sentença do juiz do 7º Juizado Especial Cível de Brasília, que declarou inexistente a cobrança de débito feito a mais pela operadora Claro - antiga Americel - pelo uso de banda larga 3G fora do estado em que o serviço foi contratado. A decisão foi motivada pela falta de previsão contratual e informação expressa ao consumidor. A autora moveu a ação reclamando que, ao utilizar o sistema de banda larga contratado com a ré na cidade de Uberaba, foi surpreendida com cobrança maior, justamente porque estava fora de Brasília. Alega que desconhecia a cobrança a mais pelo deslocamento e, por isso, pleiteou a declaração de inexistência de débito e a rescisão do contrato sem a incidência da multa de "fidelidade" a que estaria sujeita.
LEIA TAMBÉM...
ARTIGOS

A "ortodoxia" e a economia da tautologia (Valor Econômico)
A modernidade contra o crime (Folha de S. Paulo)
Dificuldades para a implantação da nova lei contábil brasileira (Gazeta Mercantil)
Doença, um bom negócio (Correio Braziliense)
Egoísmo esclarecido (O Estado de S. Paulo)
Flora e a prova (O Globo)
Férias na Bahia (O Globo)
Governo demora muito em engatar a terceira (Gazeta Mercantil)
Longa vida dos jornais (Folha de S. Paulo)
Marcos Augusto Gonçalves (Folha de S. Paulo)
Meio ambiente: o primo pobre da crise econômica? (Valor Econômico)
Momento para se experimentar (Valor Econômico)
Monumento à arrogância tecnocrática (Jornal do Brasil)
Monumento à arrogância tecnocrática (Gazeta Mercantil)
O governo precisa ter juízo (Folha de S. Paulo)
O paradoxo da valorização do dólar, apesar da crise (Valor Econômico)
O Supremo e o AI-5 (O Globo)
O Supremo e o AI-5, 40 anos depois (O Estado de S. Paulo)
Obama e a finança no bico do corvo (Folha de S. Paulo)
Roupa nova ao velho idioma (Correio Braziliense)
Tarso Genro vive no passado (Folha de S. Paulo)
Três heróis da Justiça (Folha de S. Paulo)
Uma rosa amarela (Jornal do Brasil)
Uma rosa amarela (Folha de S. Paulo)


COLUNAS

A esmo e a granel (Folha de S. Paulo - Jânio de Freitas)
A peleja para sustentar o crescimento (Valor Econômico - Brasil)
Andando em círculos (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Band-Aid na crise (Correio Braziliense - Brasil S.A)
Brasil terá sétima recessão em 20 anos, diz MB (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Como em Gaza, mas resistindo (Folha de S. Paulo - Eliane Cantanhede)
Crise na América e Europa (Correio Braziliense - Ari Cunha)
Deflação pede corte mais fundo na Selic (Valor Econômico - Por dentro do mercado)
Elos da economia (O Globo - Panorama Econômico)
Força, Neguinho! (O Globo - Ancelmo Gois)
Ideologia italiana (Folha de S. Paulo - Painel)
Lições de mancadas (O Globo - Luiz Garcia)
Lula encarna cineasta e chora pela mãe (Folha de S. Paulo - Mónica Bérgamo)
Medo de sereno (Correio Braziliense - Brasília-DF)
Na presença da adversidade (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
O espectro que não ronda o Brasil (Valor Econômico - Política)
Um dígito (O Globo - Panorama Político)
Índice segue NY para o bem e para o mal (Valor Econômico - De olho na bolsa)
À mesa alagoana, o paladar do Senado (Jornal do Brasil - Informe JB)

ECONOMIA

"Itália pode não gostar, mas tem que respeitar" (Gazeta Mercantil)
Acordo deve dobrar vendas venezuelanas (Folha de S. Paulo)
Agenda cheia (Valor Econômico)
Agressiva, Credicard chega a 6 milhões de cartões (Valor Econômico)
Aliviado, escritor planeja retomar segundo romance (Gazeta Mercantil)
Allianz cresce em grandes riscos e quer ser líder no seguro garantia (Valor Econômico)
Amorim atribui decisão sobre Battisti a poder "parajudicial" (Gazeta Mercantil)
Anatel investiga teles por não cumprirem meta (Folha de S. Paulo)
Anatel processa Oi e Telefônica por banda larga (O Estado de S. Paulo)
Após ação da PF, rede Casa & Vídeo pode demitir 3.000 (Folha de S. Paulo)
ArcelorMittal suspenderá contrato de 1.300 (Folha de S. Paulo)
Aviso prévio indenizado terá de pagar INSS (Folha de S. Paulo)
Aviso prévio pagará INSS (Correio Braziliense)
Ação do BicBanco sobe com rumor de venda (Valor Econômico)
BB financia 37,5% mais na safra atual (Gazeta Mercantil)
BC europeu corta juro para 2% ao ano (O Globo)
BC lucra mais de R$ 100 bi com câmbio (O Estado de S. Paulo)
BC quer nova lei para liquidações (Valor Econômico)
Bolsa de SP reage a pacote de Obama e sobe 3,1% (Folha de S. Paulo)
Bolsa de SP vira e fecha em alta de 3% (O Globo)
Bolsa deve rever regras do Novo Mercado neste ano (Valor Econômico)
Bradesco e BicBanco negociam (O Estado de S. Paulo)
Brasil e Bolívia fecham acordo para garantir fornecimento de gás (Folha de S. Paulo)
Braskem volta a pensar na Bolívia (Valor Econômico)
Citi perde fatia de mercado no país (Valor Econômico)
Citi é pressionado a vender ativos e encolhe no Brasil (Valor Econômico)
Classe média sentirá mais os efeitos da crise (Folha de S. Paulo)
Collor, Itamar e FH negociaram acordos (O Globo)
Como gastar R$ 301,58 a menos (Correio Braziliense)
Corte na taxa de juro pode chegar a 1,5 ponto (Correio Braziliense)
Cresce rumor de novas descobertas na Bacia de Santos (Valor Econômico)
Crise aumenta pedidos de seguro-desemprego (Correio Braziliense)
Crise chega ao Vale do São Francisco (Valor Econômico)
Crise muda atividade bancária, diz estudo (Valor Econômico)
CVM alerta sobre oferta irregular da Investverde (Valor Econômico)
Declaração de Lupi irrita Lula (O Globo)
DEM contesta aquisição do BB (O Estado de S. Paulo)
Desemprego na indústria é o mais preocupa o governo (Valor Econômico)
Emprego: negociação é suspensa por 10 dias (O Globo)
Estiagem prejudica planos de avanço de cooperativas do PR (Valor Econômico)
Exportações se concentram em dez cidades; SP é líder (Folha de S. Paulo)
Extradições causam conflitos entre países (Gazeta Mercantil)
FAT: crédito só para quem criar postos (O Globo)
Foco é construção de imóvel de até R$ 100 mil (O Estado de S. Paulo)
Força recua e suspende por dez dias as negociações com a Fiesp (Gazeta Mercantil)
Força Sindical interrompe negociações com a Fiesp (Gazeta Mercantil)
Força Sindical suspende negociação com Fiesp (Folha de S. Paulo)
Gasolina é até 59% mais cara (O Estado de S. Paulo)
Governo 'taxa' aviso prévio e encarece demissões (O Estado de S. Paulo)
Governo adia leilão de concessão de duas ferrovias (Valor Econômico)
Governo adia leilão de ferrovias Leonardo Goy (O Estado de S. Paulo)
Governo Obama terá US$1,17 tri contra a crise (O Globo)
Governo repassa R$ 5 bilhões para empréstimos via BNDES (Folha de S. Paulo)
Inadimplência cresce 8% em 2008 e 12,8% em dezembro (Folha de S. Paulo)
Inadimplência cresceu 8% em 2008 (O Globo)
Inflação e recessão levam BCE a cortar juros (Valor Econômico)
Italianos ampliam críticas ao Brasil (Jornal do Brasil)
Itália sugere "padrão legal" ao G-7 (Valor Econômico)
Lucro do JPMorgan recua 76%, mas fica acima das previsões (Valor Econômico)
Lula admite demissão mais alta desde 1999 (Folha de S. Paulo)
Lula admite que demissões dobraram em dezembro (Jornal do Brasil)
Lula discutirá acordo bilateral com Chávez (Folha de S. Paulo)
Lula e centrais reúnem-se na segunda-feira (Gazeta Mercantil)
Lula vai à China para atrair capital (O Estado de S. Paulo)
Magneti Marelli demite 480; Volks vai dispensar 150 (Folha de S. Paulo)
Magneti Marelli demite 800 no ABC e MG (Valor Econômico)
MDIC prevê piora no cenário de exportações (Gazeta Mercantil)
Medidas de apoio à indústria de MG (Gazeta Mercantil)
ova ajuda a bancos puxa bolsa nos EUA (Valor Econômico)
O poder “parajudicial” de Tarso (Gazeta Mercantil)
Oi e Telefônica descumprem meta de internet para escolas (Valor Econômico)
ONU sugere ao Brasil cortar juros e gastar mais (Valor Econômico)
Opep prevê demanda menor e cotação recua (Gazeta Mercantil)
País perdeu 600 mil empregos, admite Lula (O Estado de S. Paulo)
Países pobres transferiram US$ 933 bi aos ricos em 2008 (Valor Econômico)
Petrobras alega preço alto e cancela construção de P-61 (Valor Econômico)
Petrobras cancela licitação de 2 plataformas (O Globo)
Petrobras cancela licitação para plataforma (Folha de S. Paulo)
Peugeot renova férias coletivas de 2,6 mil no Rio (O Globo)
PIS/Cofins sofre restrição e afeta exportador (Valor Econômico)
Preços: IGP-10 registra em janeiro a maior deflação desde 1993 (Folha de S. Paulo)
Produção de álcool tem aumento de 21,4% (O Estado de S. Paulo)
Projeto que reduz jornada pára na Câmara (Valor Econômico)
Pré-sal pouco muda cálculo de reservas (O Estado de S. Paulo)
Repsol acha petróleo em Santos (O Estado de S. Paulo)
RI assume missão de reter investidores (Gazeta Mercantil)
Saneamento básico será acelerado (Gazeta Mercantil)
Seguro-desemprego pode ser ampliado para 12 parcelas (Folha de S. Paulo)
Sem CUT, centrais sindicais definem plano antidemissão (Valor Econômico)
Sem trabalho, ex-lavradores voltam ao campo na China (Folha de S. Paulo)
TAM começa o ano de olho na demanda (Valor Econômico)
Telefônica, Sercomtel e Oi descumprem meta (Gazeta Mercantil)
Vagas fechadas no país superam os 650 mil, o pior dezembro da história (O Globo)
Vagas remanejadas (Jornal de Brasília)
Venezuela passa EUA em saldo comercial com Brasil (Folha de S. Paulo)
Volks encerra contrato de 150 temporários (Jornal do Brasil)

POLÍTICA

'Estou aliviado', diz Battisti; advogados pedem sua soltura (O Globo)
'Estou profundamente perplexo', diz criminalista (O Estado de S. Paulo)
A lista de chamada sai do armário (Jornal do Brasil)
Advogados pedem ao Supremo liberação imediata (Jornal do Brasil)
Alternativas para salvar empregos (Jornal do Brasil)
Apoio à candidatura Dilma define posição de Lula na disputa por Mesas (Valor Econômico)
Arruda veta folga em dia de aniversário (Correio Braziliense)
Battisti quer voltar a ser escritor (O Estado de S. Paulo)
Centrais ameaçam paralisar empresas (O Estado de S. Paulo)
Centrais suspendem negociações (Correio Braziliense)
Chávez faz 'homenagem' à Odebrecht (O Estado de S. Paulo)
Concessão de asilo a italiano foi correta, diz Lula (Valor Econômico)
Crise entre Brasil e Itália se agrava (Jornal do Brasil)
Curta - Valério libertado (Valor Econômico)
Defesa de delegado quer esperar perícia (O Estado de S. Paulo)
Defesa espera que STF libere hoje o refugiado (Gazeta Mercantil)
Delegado espionou advogado de Daniel Dantas (O Estado de S. Paulo)
Em casa, Sarney recebe visita de Dilma (O Estado de S. Paulo)
Ex-aliado de Yeda vira secretário de petista (O Estado de S. Paulo)
Ficha de políticos é irrelevante para 13% (O Estado de S. Paulo)
Italiano é réu em ação por uso de documento falso no Brasil (Folha de S. Paulo)
Livre para grampear (Correio Braziliense)
Lula desiste de apoiar fim da reeleição e mandato de 5 anos (Folha de S. Paulo)
Lula quer pacote contra demissões (Correio Braziliense)
Luta pelo comando do Senado contamina eleição da Câmara (O Estado de S. Paulo)
MEC anula, na Justiça, vestibular 2009 da Unig (O Globo)
Ministro devolve cargo a deputados (O Estado de S. Paulo)
Ministro italiano ameaça se acorrentar diante de embaixada (O Globo)
Para Lula, dar refúgio a extremista foi ato 'soberano' (O Estado de S. Paulo)
Para senador italiano, Tarso disse "umas cretinices" (Folha de S. Paulo)
País deve ter dois novos adidos militares (O Estado de S. Paulo)
Presidente sai em defesa de asilo a terrorista italiano (Folha de S. Paulo)
Procuradora critica Mendes por soltar Valério (O Estado de S. Paulo)
R$ 2,5 milhões para trocar as cadeiras (Correio Braziliense)
Rede pública de ensino básico perdeu meio milhão de matrículas em 2008 (O Globo)
Refúgio a italiano opõe Lula e Amorin (O Globo)
Sarkozy pediu intervenção de Lula, diz Suplicy (Gazeta Mercantil)
Serra ataca Lula ao anunciar obras (O Estado de S. Paulo)
Serra diz não concordar com decisão de Tarso (Folha de S. Paulo)
Sindilegis monta contra-ataque (Correio Braziliense)
Tarso se precipitou, avaliam ex-ministros da Justiça (O Estado de S. Paulo)
TRE cassa 1 prefeito e mais 10 correm risco (O Estado de S. Paulo)
Tucanos evitam criticar Yeda por compra de jato (O Globo)
Um bom exemplo (Correio Braziliense)
Viúva de jornalista terá proteção do Estado (Folha de S. Paulo)
À espera do efeito Sarney (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário