sábado, 14 de fevereiro de 2009

Helio Fernandes

Renda per capita altíssima, distribuição precaríssima

Brasil, Chile, Bolívia, Venezuela, Argentina

Analistas pretensamente otimistas espalham: "Em 2009, o Índice Bovespa subirá 30 por cento". Isso não corresponde a nada que seja muito importante, pelos seguintes números.
Nos últimos anos, a Bovespa subiu desenfreadamente, até chegar a 73 mil pontos. Os jornalões e principalmente as revistas mostravam a LISTA DOS NOVOS BILIONÁRIOS, todos eles saindo praticamente do nada e passando a exibir fortunas incalculáveis.
Muitos ocupavam os mais variados espaços, não recusavam coisa alguma. Mais importante ou fascinante, a zombar do perigo e até de assaltos, foi o senhor Eike Batista. Fundou várias empresas todas com informações maravilhosas. E não ficou por aí.
Numa entrevista ao jornal econômico "Valor", afirmou tranquilamente: "Hoje sou homem que possui 16 BILHÕES e 500 MILHÕES de reais". Isso, bem antes de alguém suspeitar da fraude financeira nos EUA, que se transformou em crise econômica do mundo.
Depois, deu entrevista à jornalista Miriam Leitão. (Só para o cidadão-contribuinte-eleitor se orientar: também antes da explosão de dinheiro nos EUA). Sem nenhuma dúvida, ela é uma excelente, competente e convincente comunicadora. Em rádio, jornal, televisão ou qualquer outro órgão.
Mas foi a primeira vez que bati palmas para ela, entusiasmado. Miriam Leitão encurralou de tal maneira o senhor Eike Batista, o tempo e a credibilidade dele, acabaram juntinhos.
Aí, já surgida a crise financeira e caminhando para penetrar na área econômica, o mesmo Eike Batista voltou aos órgãos de comunicação e confessou: "Nessa crise, perdi 11 BILHÕES, hoje tenho apenas 5 BILHÕES e 500 MILHÕES".
Junto com Daniel Dantas, na mesma operação, o senhor Eike Batista foi preso, com direito a aparecer na televisão. Mas a exibição não era positiva como antes. Era degradante, como sempre.
Se houve processo, desapareceu. Pelo menos deve estar livre, ao contrário de Daniel Dantas. Diziam (ainda dizem?) que financeiramente e em matéria de investimento, Daniel Dantas é um gênio. Eike Batista será um supergênio?
A propósito: já que estamos falando de BILIONÁRIOS, que não produzem, não criam empregos, não participam do espetáculo do crescimento, examinemos o que chamam de renda "per capita". (Desculpem.) América do Sul: no Brasil, Chile, Bolívia, Argentina e Venezuela, essa renda é altíssima.
Mas a distribuição é péssima e piora cada vez mais. Chegam ao absurdo de considerarem classe média (sem que ninguém saiba o que é isso) quem ganha mil e quatrocentos ou mil e quinhentos reais, mensalmente.
Num país em que médicos, professores, engenheiros (e não só esses) mal chegam aos mil reais, quem pode classificá-los socialmente ou como consumidores? Esses cinco países que citei (apesar da pobreza e da condição miserável em que vivem) têm condições de resistir à crise econômica. Se não desperdiçarem dinheiro público. Como fazem nos EUA e na EU (União Européia).
PS - Analistas que dizem que a Bovespa subirá "30 por cento em 2009" projetam Índice em 52 mil pontos. (Está em 40 mil.) Analisam, estudam, examinam ou apenas adivinham?
PS 2 - Esses mesmos diziam em maio-junho de 2008: "O dólar fechará o ano entre 1,70 e 1,80". Fechou em 2,37 depois de ter ido a 2,50. Têm credibilidade?
PS 3 - Para terminar por hoje, o disparate de análises feitas aqui na FILIAL e lá, na MATRIZA: "Em 2009 os EUA crescerão apenas 0,1 por cento". No ano todo. Isso antes da posse de Obama, que na campanha prometeu renovação total. Mesmo assim ADIVINHAM esse "crescimento" pífio?
Jorge Picciani

Nenhum comentário:

Postar um comentário