quinta-feira, 26 de março de 2009

A grande e amestrada mídia não divulga, mas...

O Brasil já fabrica turboreatores

Alerta em Rede – Importantes avanços tecnológicos alcançados no País não são, via de regra, objetos da grande imprensa. Felizmente, esse não foi o caso do desenvolvimento de turbinas aeronáuticas feito pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em conjunto com a empresa Polaris Tecnologia, que ganhou destaque na edição de hoje do jornal Valor.De fato, já foi concluído o primeiro protótipo de um turboreator de 350 quilos, equivalente a uma potência de 1.300 HP, e os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um motor turboélice de 1.000 HP para equipar veículos aéreos não tripulado.Trata-se de um projeto estratégico, na medida em que existem hoje apenas cinco países no mundo com o domínio da tecnologia de desenvolvimento e certificação de motores aeronáuticos. "Numa segunda etapa, a turbina, batizada de TR3500, poderá equipar futuros projetos de aeronaves civis", disse Alberto Carlos Pereira Filho, diretor da empresa Polaris. Tal feito ainda é mais significativo ao considerar-se que o projeto foi iniciado em 2003. Segundo o diretor de Empreendimentos do Comando-geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes, um dos grandes méritos desse projeto foi descobrir as competências que o Brasil possui para fabricar partes e componentes da turbina no próprio país. "Atividades como a usinagem do compressor, ignitor a plasma, a fusão do disco da turbina em liga especial e o balanceamento exigido pelas normas internacionais, são alguns dos exemplos dessa competência adquirida pelas indústrias brasileiras", disse ele ao jornal.A tecnologia envolvida no projeto das turbinas do ITA levou a Vale Soluções em Energia (VSE) a patrocinar o desenvolvimento do protótipo de uma turbina a gás estacionária, na faixa de potência de 1 MW, para geração de energia elétrica. Batizada de TVRD 1000, a turbina a gás da VSE foi testada em maio de 2007 e animou a empresa a apostar na construção de uma base fabril no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A Petrobras, igualmente, é parceira da Polaris no desenvolvimento de uma turbina a gás acima de 3 MW, um projeto orçado em R$ 80 milhões. Atuelmente, a Petrobras possui cerca de 180 turbinas importadas e gasta aproximadamente US$ 300 milhões na manutenção desses equipamentos que são utilizados na geração de energia elétrica para suas plataformas e para manter a pressão na linha de bombeamento de petróleo.Apenas para recordar, as turbinas que equipam as aeronaves da Embraer são importadas da canadense Pratt & Whitney (linha de jatos executivos e Supertucano), da americana GE (jatos 170 e 190) e da inglesa Rolls Royce (ERJ 145, Legacy 600). "A TR3500 demonstra que podemos progredir rápido. Diferentemente do que ocorreu com relação ao desenvolvimento de turbinas em outros países, não precisaremos de décadas para atingir um produto autóctone e competitivo", observou Homero Santiago Maciel, coordenador geral do projeto no ITA.

Notas:
[1]Polaris e ITA concluem protótipo de turbina para aeronaves civis, Valor, 20/03/2009
Matéria do “Alerta em Rede”

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