terça-feira, 31 de março de 2009

Destaques dos trabalhos do Congresso Nacional...

Senado: projeto sobre crime organizado pode ser votado na CCJ e no Plenário nesta quarta-feira

Deve ser votado nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei do Senado (PLS 150/2006) que dispõe sobre a repressão ao crime organizado. Se for aprovada, a matéria, que é de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), poderá ser apreciada no mesmo dia pelo Plenário do Senado, conforme informou o relator do projeto na comissão, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O PLS 150/06 constava da pauta da Ordem do Dia desta terça-feira (31), mas retornou à CCJ em decorrência da aprovação de um requerimento de reexame apresentado pelo senador Romeu Tuma (PTB-SP). O PLS 150/06 dispõe sobre a repressão ao crime organizado, define esse tipo de delito e determina instrumentos legais para combatê-lo, incluindo normas de investigação, meios de obtenção de prova e procedimento criminal a ser aplicado.
Leia mais...

Saúde, Fazenda e deputados discordam sobre recursos para Seguridade

Em audiência pública sobre o impacto da proposta de reforma tributária (PECs 233/08, 31/07 e outras) sobre a Seguridade Social, nesta terça, representantes dos ministérios da Fazenda e da Saúde e deputados expuseram visões conflitantes. No debate promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família, a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit Lameiro da Costa, afirmou que a reforma mantém um déficit de R$ 15 bilhões no financiamento da Saúde e da Assistência Social. Ela argumentou que, ao substituir as contribuições sociais atuais por um modelo único de arrecadação federal e destinar 39,7% da receita para a Seguridade Social, a reforma não atende às necessidades do setor. "O que está proposto na reforma tributária para a Seguridade Social, com a extinção das contribuições, não paga todos os gastos e compromissos para a área de Saúde, Previdência e Assistência Social. Nós vamos depender, como já estamos dependendo, de um grande aporte de recursos do orçamento fiscal para a conta fechar." O principal problema, na opinião da secretária, é o fim do conceito de Seguridade Social, "uma conquista da Constituição de 1988, que criou um sistema de proteção social para todos os brasileiros."Déficit Já o secretário-extraordinário de Reformas Econômico-fiscais do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, discorda que o problema esteja na Reforma Tributária. Ele enfatiza que o déficit da Seguridade Social existe independentemente da proposta e, por isso, o governo complementa, a cada ano, o orçamento da área. "Considerada a DRU, há um déficit na Seguridade Social. Isso não significa que o governo esteja deixando de executar as ações de Seguridade."
Leia mais...

Mesa da Câmara aprova mais rigor no uso da verba indenizatória
Luiz Cruvinel

Temer (C) lembra que a divulgação das notas fiscais da verba indenizatória estará disponível no site a partir desta quarta-feira. A Mesa Diretora aprovou nesta terça-feira novas regras para o uso da verba indenizatória. A partir de maio, os deputados não poderão mais utilizar a verba para o pagamento de despesas com alimentação, pesquisa, serviços de assessoria e trabalhos técnicos. A nova norma também limita em 30% o uso da verba em serviços de segurança. Também ficará explicitamente proibida a contratação pelo parlamentar de empresa de sua propriedade ou de seus familiares. O 1º secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), informou que a nova norma será publicada nesta quarta-feira (1º), mas só entrará em vigor 30 dias depois - 1º de maio. O objetivo, segundo ele, é permitir que todos os parlamentares conheçam as novas regras e possam adaptar suas rotinas às novas limitações.
Leia mais...

Senado estabelece limites da OMS para instalação de antenas de telefonia celular

As antenas e estações transmissoras de radiocomunicação e sistemas de energia elétrica, que operam na faixa de 300 GHz, terão que obedecer os limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos por elas gerados. Projeto aprovado pelo Senado (PLC 31/2008) nesta terça-feira (31) estabelece que as empresas prestadoras de serviços que utilizam estações transmissoras de radiocomunicação; os fornecedores de terminais de usuário e as concessionárias, permissionárias e empresas autorizadas de serviços de energia elétrica estão obrigadas a seguir esse padrão.
Leia mais...

Aprovada criação de semana de mobilização para doação de medula óssea

No início de fevereiro desse ano, um dia após o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) perder seu filho, vítima de leucemia mieloide aguda, a Câmara aprovou projeto que o parlamentar havia apresentado no ano anterior, instituindo a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Menos de dois meses após, na noite desta terça-feira (31), o Senado também aprovou a proposição, o PLC 07/09, que agora será encaminhado à sanção presidencial.
Leia mais...

Líderes fazem acordo para acompanhar decisão do STF sobre medidas provisórias


O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (PT-SP) disse à imprensa nesta terça-feira (31), após reunião de líderes, que foi firmado um acordo entre os partidos para que o Senado acompanhe a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tramitação das medidas provisórias (MPs). Mercadante disse que a compreensão preliminar do STF sobre a questão - ainda não é uma decisão definitiva do Pleno - é que as matérias que não são leis ordinárias podem tramitar normalmente. Mercadante também acrescentou que foi fixado o dia 28 de abril para a votação de todos os vetos presidenciais pendentes e acertar a votação de quase todas as propostas de emenda à Constituição (PECs), com exceção de duas que reúnem várias proposições e aguardam pareceres aglutinadores. São a PEC que reduz a maioridade penal, que reúne cinco propostas, e a PEC que acaba com o voto secreto, que reúne três propostas.
Leia mais...

Sarney e ministro da Cultura discutem Lei Rouanet


O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta terça-feira (31), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, com quem conversou sobre a Lei Rouanet e sobre as distorções que esse texto sofreu ao longo dos últimos 18 anos. Criada com o propósito de garantir isenção fiscal a empresas que investem em produções artísticas, a lei resultou na concentração de incentivos empresariais em obras lucrativas e situadas nos grandes centros urbanos, negligenciando novas experiências culturais, disse o ministro. Juca Ferreira afirmou que o próprio presidente do Senado reconheceu que essas distorções foram inevitáveis e que, agora, é preciso modernizar a legislação. Eles também falaram das amplas possibilidades que se abrem para que Senado e Ministério da Cultura possam cooperar no incentivo às manifestações culturais regionais. O ministro disse que seu propósito é fazer o país avançar na execução de uma lei capaz de produzir efeitos em todas as regiões do país.
- Assim como existe o Estatuto do Idoso, uma lei nesses termos para a cultura ajudaria muito a todo o país.
Leia mais...

Plenário aprova ampliação de prazo de pagamento de tributos
Rodolfo Stuckert

Benefício para fabricantes de cigarro é uma das novidades da versão final do texto.O Plenário concluiu, nesta terça-feira, a votação da Medida Provisória 447/08, que amplia em até dez dias os prazos de recolhimento de diversos tributos federais. O objetivo é deixar por mais tempo nos caixas das empresas o dinheiro reservado para o pagamento desses tributos. A matéria será enviada à sanção presidencial. Os deputados aprovaram as oito emendas do Senado ao texto, seguindo o parecer do relator Átila Lira (PSB-PI). Cinco desses emendas fazem ajustes no projeto de lei de conversão da MP ou em outras leis. A principal mudança é em relação aos fabricantes de cigarro. O setor já havia conseguido, na primeira votação na Câmara, que a apuração do IPI passasse de dez em dez dias para mensal. Agora, o pagamento do tributo passa do terceiro para o décimo dia útil do mês seguinte ao da apuração.
Leia mais...

Veja também:

Arthur Virgílio solicita vinda de Tarso Genro ao Senado para explicar operação Castelo de Areia
Senadores pedem investigação de superfaturamento e "manipulação política"
Senadores defendem Agripino e criticam acusações de doação ilegal
Senadores votarão nesta quarta projeto que reabre prazo para anistia a estrangeiros em situação irregular
Regimento poderá permitir recurso quando matéria for declarada prejudicada terminativamente em comissão
Governo deve aumentar recursos para safra 2009/2010, mas especialista prevê queda de demanda por alimentos
CAE do Senado debaterá programa habitacional do governo em audiências públicas
Presidente da CRA do Senado lamenta cortes nos orçamentos das pastas da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário
Relator da reforma tributária garante compromisso com Seguridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário