quarta-feira, 20 de maio de 2009

Carta do senador Sarney ao jornal "Folha Serrista de S. Paulo"

PAINEL DO LEITOR
Folha de S. Paulo


Maranhão

"Em relação ao texto "Babaçuais ondulantes" (Opinião, ontem), agradeço a oportunidade para interpretar o porquê do documentário do meu amigo Glauber sobre minha posse no governo do Maranhão (1966), hoje um clássico do cinema brasileiro.
Ele mostrou a sobrevivência de um Brasil colonial nos costumes políticos, "troncos" em lugar de cadeias, apenas um ginásio oficial em todo o Estado, nem um quilômetro de estrada asfaltada, nem uma escola oficial de nível médio no interior e apenas duas faculdades.
Criamos a universidade, e meu lema de governo foi "uma escola por dia, um ginásio por mês, uma faculdade por ano". Hoje o Maranhão possui energia em todos os municípios, estradas asfaltadas que ligam todo o Estado, três estradas de ferro (a São Luís-Teresina, a São Luís-Paraopebas e a São Luís-Estreito), a melhor infraestrutura de transporte do Nordeste e o 17º PIB nacional. Alguns índices sociais são péssimos, mas iguais ou melhores do que os de favelas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Estado tem o maior rebanho bovino do Nordeste.
Fui governador do Maranhão apenas uma vez, de 1966 a 1970, e Senador em duas ocasiões, em 1970 e em 1978. Há 30 anos não concorro a eleição no Estado. Dos governadores que me sucederam, alguns foram meus inimigos. Assim, não sou o responsável por tudo de atraso que foi feito, que eu condeno, nem o Maranhão é essa cubata que divulgam.
É um Estado de grande nível cultural e orgulho dos maranhenses. Essa história de minha longevidade como "cacique" e "oligarca" são coisas que não correspondem à minha vida de intelectual e de homem avesso à violência e aberto à conciliação e ao diálogo."

JOSÉ SARNEY (Brasília, DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário