quarta-feira, 24 de junho de 2009

Eleições 2010: campanha contra o Senado

Casagrande denuncia contas paralelas no Senado
Rodolfo Torres


O senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, denunciou a existência de duas contas paralelas da Casa na Caixa Econômica Federal (CEF). Os recursos chegariam a R$ 3,7 milhões, distribuídos em uma conta corrente e uma caderneta de poupança.
No documento, que só foi divulgado hoje, o senador capixaba pede que os recursos sejam recolhidos à Conta Única do Tesouro Nacional e as contas, encerradas. Ele também solicita que a Caixa forneça o extrato de movimentação dos últimos cinco anos das duas contas. Sarney determinou a abertura de uma comissão de sindicância para apurar a denúncia. As contas, segundo Casagrande, não fazem parte da Conta Única do Tesouro Nacional, onde os recursos públicos devem ser movimentados. O congressista também lembra do “risco” a que estão expostas as movimentações financeiras feitas fora do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
Leia mais...

Prodasen diz que contas são suas e que foram autorizadas

A Secretaria especial de Informática do Senado (Prodasen), divulgou há pouco
nota oficial informando que são suas as duas contas na Caixa Econômica Federal fora da Conta Única do Tesouro. De acordo com a nota, tratam-se de uma conta de arrecadação e de uma conta poupança em que são aplicados recursos próprios arrecadados por meio de fundo - o que é autorizado por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o Prodasen, os recursos são oriundos de serviços prestados a outros órgãos públicos. A nota informa que as contas estão contabilizadas no Siafi, havendo prestação de contas anual ao TCU. A nota informa também que por determinação do presidente do Senado, José Sarney, os recursos das contas serão recolhidos à Conta Única do Tesouro e as contas serão encerradas.

Leia também:
Heráclito: Sarney pediu investigação de contas na Caixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário