terça-feira, 30 de junho de 2009

Eleições 2010: Campanha serrista contra o Senado

Sarney: afastamento não está em análise

Por meio de seu porta-voz, Chico Mendonça, o presidente Sarney informou nesta terça-feira (30) que a possibilidade de que se afaste da presidência do Senado nem sequer está em análise. Sarney informou ainda que, ao contrário do que foi publicado pela Folha Online, não está recebendo qualquer pressão familiar para deixar a presidência do Senado e que, de qualquer forma, a decisão seria dele, e não da família.

Ideli é contra "personalizar" crise do Senado

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) discordou, nesta terça-feira (30), da estratégia de responsabilizar senadores ou partidos, individualmente, pelas irregularidades cometidas no Senado nos últimos 15 anos. Segundo ela, as denúncias de corrupção e concessão de privilégios devem ser objeto de uma profunda investigação para que se descubra de quem foi a culpa.
- Não é nada recente, não é nada novo. É tudo muito antigo e tudo a muitas mãos, porque nada chega ao ponto que está para produzir este tipo de manchete, cada uma mais cabeluda, pior do que a outra, se não tivesse tido a participação de muitos, de muitas, de muitas mãos. Por isso é que eu fico um pouco incomodada quando vejo a tendência a personalizar um problema que é da estrutura deste poder - analisou Ideli.
A parlamentar reagiu contra a estratégia que ela chamou de "tira, tira, tira", referindo-se a propostas para que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) renuncie ou se licencie do cargo. Para a senadora, a renúncia ou a licença poderá não provocar mudanças, mas apenas aliviar a pressão que hoje é exercida pela imprensa e pela opinião pública. Ideli mencionou uma série de exemplos de matérias jornalísticas e outros tipos de manifestação negativa em relação ao Senado.
A bancada do PT marcou reunião para as 19h desta terça, de modo que os parlamentares pudessem refletir sobre o assunto ao longo do dia.
Leia mais...

Nota da bancada do PMDB no Senado em defesa de Sarney

"As instituições brasileiras vivem um processo permanente de aperfeiçoamento interno com o objetivo de bem servir à sociedade. Com o Senado Federal não poderia ser diferente. A bancada do PMDB tem consciência dessa necessidade e, por isso mesmo, apóia integralmente a apuração de todos os fatos com repercussão jurídica necessária, a fim de preservar o Senado como instituição respeitada pela sociedade. A sua modernização e a transparência político-administrativa são compromissos que a bancada do PMDB não abre mão. Sob a presidência do senador José Sarney, a Mesa Diretora tem agido em consonância com esses objetivos. Em virtude de erros administrativos que se acumularam ao longo dos anos, vários procedimentos já foram e outros estão sendo adotados, a exemplo da instauração de sindicâncias; inquéritos na Polícia Federal a pedido do próprio Senado; convocação do Ministério Público e Tribunal de Contas da União para acompanhar tais procedimentos; normatização do pagamento de horas-extras; regulamentação do uso da cota de passagens aéreas; auditoria nos contratos e na folha de pagamento; recadastramento de todos os servidores; criação, em tempo recorde, do portal da transparência, com acesso universal sem necessidade de senhas; corte linear no orçamento; consulta pública das despesas dos senadores; mudança da regra para a nomeação do diretor-geral, além de decisões de caráter reparador e punitivo como afastamento de servidores e demissão de diretores. Os senadores do PMDB têm consciência das suas responsabilidades e aprovam as ações que estão sendo realizadas. Este é o momento para a implementação de grandes mudanças e, por isso mesmo, o partido continuará apoiando o Presidente José Sarney e a Mesa Diretora na consecução desse objetivo.Brasília, DF, 30 de junho de 2009."

Raupp lê nota em que PMDB confirma apoio a Sarney

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) leu em Plenário há pouco a nota no qual seu partido reitera o apoio ao presidente da Casa, José Sarney (AL), também integrante da legenda. Ao comentar o pedido, feito por DEM e PSDB, de que Sarney se licencie do cargo durante as investigações sobre irregularidades no Senado, Raupp afirmou que "o licenciamento seria um prejugalmento".- Por que não se inverte isso? Em vez do afastamento, que se dê 60 dias para que Sarney prove sua inocência - argumentou Raupp.

Mozarildo lê nota de apoio do PTB a Sarney

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) leu há pouco, da tribuna, nota de apoio de seu partido, o PTB, ao presidente do Senado, José Sarney, e aos demais integrantes da Mesa Diretora. De acordo com a nota, sob a presidência de Sarney, a Mesa vem realizando esforços para tornar mais transparente a estrutura do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário