terça-feira, 28 de julho de 2009

Sarney: Senado trabalhou intensamente

Presidente do Senado destaca medidas administrativas para sanear a crise iniciada pela imprensa

O primeiro semestre foi um período de intenso trabalho no Senado, apesar da crise institucional. A afirmação foi do presidente do Senado, José Sarney, na última sessão antes do recesso parlamentar. No pronunciamento "Uma prestação de contas", Sarney fez um balanço do trabalho legislativo e administrativo da Casa. O senador afirmou que o jornal O Estado de S. Paulo começou uma campanha pessoal contra ele, seguido pelos demais veículos de comunicação. Sarney lamentou a perda do apoio do DEM, que o apoiara na disputa pela Presidência do Senado.
– Assumi a Presidência com o duplo desafio de renovar sua estrutura administrativa e restaurar sua atividade política. Infelizmente, avaliei mal.
As circunstâncias tornaram a reforma administrativa numa pretensa crise de desmoralização do Senado e inviabilizaram a discussão dos grandes temas. Isso não nos impediu de tomar medidas necessárias para a modernização da Casa e o saneamento dos graves problemas de natureza ética e legal que foram revelados quando começamos a examinar as condições prevalecentes de funcionamento – enfatizou.
Sarney entende que, nos três períodos que esteve à frente do Senado, atuou para melhorar a gestão da instituição. Entre as reformas, destacou a implantação do sistema de comunicação do Senado, formado pela Agência Senado, TV Senado, Rádio Senado e Jornal do Senado. Em sua opinião, esses instrumentos contribuem para promover a interação com o povo brasileiro e a transparência da instituição.
O presidente do Senado listou 40 medidas tomadas no semestre para sanear a estrutura administrativa da Casa. Entre elas, a economia de R$ 10 milhões em contratos de fornecimento de mão de obra; a mudança de diretor-geral e de secretário de Recursos Humanos; a regulamentação das cotas de passagens áreas dos senadores e restrições na impressão de material gráfico.Também destacou a anulação de 663 atos administrativos não publicados, o rigor nos processos de licitações, a extinção de 11 secretarias e o registro eletrônico de horas extras.A instalação do Portal da Transparência, com dados sobre contratos, verba indenizatória e gastos, também foi lembrada por Sarney.– Não temos o que esconder, mas o que mostrar. Vamos reduzir não só as nossas despesas, mas os nossos efetivos. Vamos dar às instituições brasileiras um exemplo de uma modernização efetiva. Essa modernização se completará com medidas legislativas, como o novo Regimento Interno – disse Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário