quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mídia em Foco: desmascarando os golpistas...


Data:

22.09.09

Veículo/Programa:

Rádio Eldorado /Jornal Eldorado - Caio Camargo

Garcia: irregularidades vão continuar

Comentarista Alexandre Garcia ironiza revelação sobre pagamento de cursos no exterior a servidores do Senado. “A gente descobre por que temos que trabalhar...”, afirma. Sobre irregularidades na gráfica da Casa, diz: “enquanto houver na presidência pessoas como Sarney, isso vai continuar”.

E S C L A R E C I M E N T O

Falando sem conhecimentos dos fatos

O comentarista da Radio Eldorado, Alexandre Garcia, deveria se informar melhor antes de opinar. Bastaria consultar o Portal da Transparência, criado pelo presidente do Senado, José Sarney, para tomar conhecimento do Ato nº 12, assinado pelo senador Sarney em 04 de fevereiro último, 4 dias, portanto, após assumir a presidência da Casa. Nele, o presidente suspende “a concessão de quaisquer treinamentos, seminários, congressos e cursos fora de Brasília a servidores do Senado e órgãos supervisionados” e proíbe o pagamento de passagens, diárias ou ajuda de custo para tais atividades.

Data:

18.09.09

Veículo:

O Estado de S. Paulo

Para analista, liberdade de expressão sempre foi defendida por liberais

(...)Apenas duas décadas após o fim da maior parte das ditaduras de direita na América do Sul, governos eleitos, e de esquerda, declaram abertamente considerar a imprensa seu “inimigo público número 1” (...)“A mídia é inimiga das instituições”, disse o senador na terça-feira, mostrando que, apesar das críticas que costuma fazer a Chávez, está sintonizado com as tendências lançadas pelo venezuelano.

E S C L A R E C I M E N T O

Carta enviada ao
O Estado de S. Paulo

É surpreendente o último parágrafo da matéria “SIP busca saída para cerco à mídia”. É pública a posição contrária do senador José Sarney à entrada da Venezuela no MERCOSUL, exatamente pelas ameaças à democracia representadas pela conduta do presidente Hugo Chávez. A quem se deu o trabalho de ler o discurso do senador na terça-feira última, dia internacional da democracia, ficou clara a abordagem que fez sobre a crise da democracia representativa e os desafios impostos a ela pela tecnologia, a internet e este novo e vigoroso personagem dos tempos atuais, a opinião pública, que se alimenta e se manifesta com a velocidade estonteante da mídia on line.

É neste contexto que o conflito entre as instituições representativas e a mídia se dá. A tese, como o senador já disse, não é uma tese pessoal, mas sim a que predomina no debate que prospera nas principais democracias do mundo e que, por isso, julgávamos, equivocadamente, que este jornal estivesse a par, ainda mais sua editoria internacional. Ao pinçar uma frase do discurso do senador Sarney e distorcer seu conteúdo, a matéria se iguala a quem critica em outros cantos do continente e presta um desserviço ao desenvolvimento da democracia.

Data:

19.09.09

Veículo:

O Globo

Ata sobre atos secretos ficou 1 mês em segredo

(...)Outras medidas anunciadas durante a crise, como a redução das centenas de diretorias e a demissão de apadrinhados, ainda não foram totalmente cumpridas. O Senado alega que precisa de tempo. Além disso, personagens da crise começam a se reacomodar. É o caso do ex-diretor geral Agaciel Maia, que retoma semana que vem seu posto no Instituto Legislativo Brasileiro (...)

E S C L A R E C I M E N T O

Carta enviada ao O Globo

O último parágrafo da matéria "Ata sobre atos secretos ficou 1 mês em segredo" comete um erro de informação. O texto afirma que "personagens da crise começam a se reacomodar" e cita como exemplo o ex-diretor geral, Agaciel Maia, que retorna ao trabalho semana que vem no Instituto Legislativo Brasileiro. A matéria não leva ao leitor do jornal a importante informação de que o servidor está sendo investigado em inquérito administrativo. Somente depois de concluído é que a direção do Senado poderá tomar qualquer atitude sobre seu destino. Não se trata, portanto, de reacomodação, mas do respeito aos ritos do processo legal.

Data:

19.09.09

Veículo:

Jornal Zero Hora

Protegido de Sarney volta ao trabalho no dia 28

Depois de 90 dias afastado do Senado, beneficiado por uma licença-prêmio, o ex-diretor-geral da Casa Agaciel

Maia voltará ao trabalho no dia 28. Maia foi nomeado diretor na primeira das três vezes em que o senador José Sarney (PMDB-AP) presidiu a Casa e ficou no cargo por 14 anos(...)

E S C L A R E C I M E N T O

Carta enviada à Zero Hora

Conforme comprova o próprio texto da matéria, deste sábado, é incorreto e tendencioso o título "Protegido de Sarney volta ao trabalho no dia 28". Depois de nomeado diretor-geral do Senado em 1995, em ato do então presidente da Casa, senador José Sarney, com o apoio de vários senadores, Agaciel Maia foi mantido pelos presidentes do Senado desde então, sempre com respaldo. Foi Sarney, como diz o texto, que o exonerou. Também foi Sarney quem mandou abrir processo administrativo contra ele depois de ler relatório de uma comissão de sindicância criada pelo presidente. Fica, portanto, comprovada a inadequação da expressão "protegido de Sarney".

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado Federal

Do Blog Fique Sarney

Nenhum comentário:

Postar um comentário