terça-feira, 20 de outubro de 2009

Do Maranhão, Marco D´Eça lembra...

Seis meses do governo Roseana

Se o governo Roseana Sarney (PMDB) terminasse agora, já teria superado os governos José Reinaldo Tavares (PSB) e Jackson Lago (PDT) - juntos - em termo de realizações e avanços. Em seis meses, completados sábado, a gestão de Roseana produziu uma série de fatos positivos no estado que, se ainda é cedo para julgá-los fundamentais, pelo menos despertaram o sentimento de otimismo no maranhense. Alguns exemplos;

Greves - quando completou seis meses do governo para o qual foi eleito, em junho de 2003, José Reinaldo já tinha enfrentado cinco greves, todas encerradas na marra, por via judicial. O balanço de Jackson Lago é ainda pior: foram mais de 10 greves nos primeiros seis meses de governo - algumas simultâneas, com até quatro categorias paradas ao mesmo tempo. Nestes seis meses, Roseana Sarney enfrentou apenas a greve dos Policiais Civis e dos Agentes Penitenciários, resolvida no diálogo e em conversas políticas intensas.

Valorização do servidor - o legado de José Reinaldo para o funcionalismo foi a Lei do Cão, que tirou benefícios históricos dos trabalhadores. Jackson Lago teve a capacidade de piorar ainda mais a famigerada lei, ampliando seus efeitos para mais categorias. Hoje é considerado o pior de todos os tempos para os servidores públicos. Nestes primeiros seis meses, Roseana acabou com a Lei do Cão, implantou o Plano de Cargos e Carreiras para o servidor público e, há dua semanas, lançou concurso público para 5,3 mil professores. Outras categorias devem ser beneficiadas até o final do ano, no maior concurso da história do Maranhão.

Estradas - O governo José Reinaldo tem como marca as estradas fantasmas e as pontes que ligam o “nada a lugar algum”, obras que resultaram, inclusive, em sua prisão durante a “Operação Navalha”. O governo Jackson Lago seguiu a mesma linha do antecessor. As estradas deixadas por Roseana foram abandonadas, assim como logradouros importanres - Lagoa da jansen e Avenida Litorânea, por exemplo. jackson, por sua vez, entregou a Ponte sobre o Rio Tocantins, o Estádio Castelão e a Rodoviária de Imperatriz - todas absolutamente inacabadas e com erros de projeto. Em seis meses de governo, Roseana Sarney já iniciou obras de recuperação e asfaltamento em nada menos que 1,2 mil quilômetros de estradas estaduais, beneficiando todas as regiões do estado. As obras abandonadas por Jackson e José Reinaldo também estão sendo refeitas, corrigindo os projetos equivocados.

Infra-estrutura - Tanto o governo José Reinaldo quanto o de Jackson Lago neglienciaram a infra-estrutura estadual e atrasaram o desenvolvimento do Maranhão. Os proejtos da refinaria Premium e da Siderúrgica atrasaram em cinco anos por causa do desinteresse dos governos. Não há uma obra de Jackson ou Tavares que se projete para o desenvolvimento do estado. O crescimento do setor de infra-estrutura ficou paralisado nos últimos sete anos. O projeto Prodin, que Tavares anunciou como salvação da pobreza do Maranhão, foi um engodo, que serviu apenas para embalar a campanha de Jackson Lago. O resutlado é que o Maranhão foi obrigado a pagar multa ao Banco Mundial por falta de prestação de contas do Prodin.
Em apenas seis meses, Roseana Sarney não só regularizou a situação do Maranhão no Banco Mundial como retomou o projeto da refinaria premium, acelerando a parte que cabe ao estado. Garantiu também a atração de outros investimentos, num total de mais de US$ 60 bilhões nos próximos anos. O governo Roseana tem ainda em andamento projetos para o setor de Saúde e de Segurança, que começarão a dar resultados a partir de 2010.
São fatos dos últimos seis meses.
E contra fatos, não há argumentos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário