sábado, 28 de novembro de 2009

Bancada do PT divulga nota à imprensa sobre Arruda

A bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal divulgou na tarde deste sábado (28) uma nota à imprensa explicando as decisões tomadas pelos parlamentares a respeito das acusações feitas do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). Arruda, que até o momento não se pronunciou oficialmente sobre as denúncias, está sob investigação da Polícia Federal por envolvimento em suposto esquema de corrupção. Também estão envolvidos secretários de governo, chefes e deputados distritais. A nota é assinada pelos deputados distritais Erika Kokay, Cabo Patrício, Chico Leite e Paulo Tadeu, todos do Partido dos Trabalhadores, que fazem oposição ao governo de Arruda.

A Polícia Federal desencadeou dia 27, sexta-feira, a Operação Caixa de Pandora, para reprimir fraudes em licitações no governo do Distrito Federal. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão em Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, expedidos pelo Ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, Presidente do Inquérito Judicial, baseados em representação da PF, corroborada pelo Ministério Público Federal.

Cerca de 150 policiais federais cumpriram os mandados em gabinetes de órgãos públicos, residências e empresas, na presença de Procuradores da República, conforme determinação do STJ. A participação da PF nas investigações originou-se em função de solicitação do Ministério Público Federal, acatada pelo Poder Judiciário.

Foram verificados, nas investigações, indícios de pagamento de recursos a altos servidores do GDF, por empresas que mantinham contrato com o Governo Distrital. Foram apreendidos computadores, mídias, documentos, além de 700 mil reais, 30 mil dólares e 5 mil euros. O material apreendido será analisado e posteriormente encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça.


Leia abaixo a nota:

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 28 de novembro de 2009

Reunida na noite de sexta-feira, 27 de novembro, para deliberar sobre as graves denúncias reveladas após a Polícia Federal deflagrar a operação Caixa de Pandora, a Bancada do Partido dos Trabalhadores decidiu pelas seguintes providências:

1 – Requerer das autoridades competentes o inteiro teor do inquérito, com seus respectivos desdobramentos. 2 – Abrir processo de investigação dos distritais citados no caso por indícios de quebra de decoro parlamentar.
3 – Apresentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal requerimento de instalação da CPI da Corrupção, na medida em que consideramos que os fatos agora noticiados podem ser apenas “a ponta do iceberg” de um grande esquema de corrupção instalado no governo local.
4 – Apresentar pedido de abertura de processo por crime de responsabilidade contra o governador do Distrito Federal: ou seja, processo de impeachment.
5 – Participar da reunião convocada pelos movimentos sociais para discutir a construção coletiva de um movimento suprapartidário pela Ética na Política no Distrito Federal, envolvendo o conjunto da sociedade. A reunião se dará às 15h, de segunda-feira (30/11), na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), e a previsão é de que o ato de lançamento do movimento ocorra já na próxima semana.
Bancada do PT na Câmara Legislativa do DF
Deputados Erika Kokay, Cabo Patrício, Chico Leite e Paulo Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário