quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Distrito Federal e o lamentável governo do "DEMO"...


Comissão geral debate problemas da saúde no DF
CLDF

Na tarde de quinta-feira (12), a sessão ordinária foi transformada em comissão geral, para debater os problemas da saúde do DF. O deputado Patrício, autor da iniciativa, pediu que os conselheiros regionais de saúde, presentes no debate, mobilizem a população de todo o DF pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. A CPI foi criada por Patrício em setembro, quando ele assumiu a presidência da Câmara Legislativa. Entretanto, por manobras da base governista lideradas pelo governador Arruda, ela ainda não saiu do papel.
“Os Conselhos Regionais representam a população e exercem liderança. Por isso, é preciso assumir essa responsabilidade de mobilização. Há muitas denúncias que precisam ser investigadas e só uma CPI na Câmara Legislativa pode fazer isso”, defendeu Patrício. “Está instalada uma quadrilha dentro da Secretaria de Saúde. Eles estão fazendo caixa 2, enquanto a população morre nos corredores dos hospitais”, afirmou o deputado Patrício.
Para o deputado Chico Leite, o principal problema da saúde é a opção do GDF pela terceirização. “A solução encontrada foi precarizar o atendimento, por meio da pouca aplicação dos recursos orçamentários, e gradualmente transferir os serviços para a iniciativa privada, como foi feito com o Hospital de Santa Maria, com as ambulâncias, com o atendimento de hemodiálise, com as UTIs, entre outros”, detalhou Chico Leite. A líder do PT, deputada Erika Kokay, concorda que o caos da saúde do DF é deliberado, e serve para justificar privatizações e terceirizações. “É muito cruel o que de faz no DF atualmente, pois o que está em risco é a vida das pessoas”, lamentou a deputada. "Nós corremos perigo no DF e para conter esse perigo temos os conselheiros e as conselheiras de saúde", acrescentou Erika Kokay.
Para Paulo Tadeu, os conselhos regionais de saúde têm uma função estratégica e de extrema relevância social. Apesar disso, no Distrito Federal, o governo tem tratado os conselhos de maneira autoritária. Diversas discussões importantes, como a contratação de empresas sem licitação, tem acontecido e o GDF deixa os conselheiros fora da discussão. “Eles merecem todo nosso respeito, pois desenvolvem um belíssimo trabalho, voluntário, em prol de uma saúde pública de qualidade”, avalia o parlamentar.


Leia, na íntegra, o levantamento feito por Chico Leite, destacando as principais falhas na gestão da saúde do DF
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário