quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES
Porto Príncipe - Uma semana depois do terremoto, o Correio mostra que o Haiti ainda sangra. A distribuição de donativos é dramática e a população sofre com a falta de água e alimentos. Mesmo assim, moradores de Porto Príncipe tentam retomar a vida. Homens e mulheres consertam as casas que sofreram pequenos danos. E crianças brincam em meio ao lixo. "Não dá para parar e dar nada aleatoriamente, fora de local seguro, porque rapidamente juntam 2 mil pessoas e acabam até estragando o material". (Ítalo Gama Franco Monsores, capitão da Aeronáutica brasileira)


País já enterrou 72 mil vítimas; OMS vê risco de epidemias, e ONU não consegue controlar distribuição de ajuda. O governo do Haiti sepultou até ontem 72 mil vítimas do terremoto de terça passada, segundo seu premiê, Jean-Max Bellerive, o que já faz do tremor de 7 graus o mais mortal das Américas. Antes, o tremor com mais mortos era o que legitimou 66 mil no Peru, em 1970. A estimativa de mortes no Haiti é de 100 mil a 200 mil; a ONU diz ter resgatado das ruínas mais de 90 pessoas vivas. (pág. 1 e Mundo)

Americanos desembarcam no palácio presidencial. Diante das críticas pela demora no socorro às vítimas e da crescente violência no Haiti, os Estados Unidos e as Nações Unidas decidiram aumentar a presença militar no país arrasado pelo terremoto de uma semana atrás. Dezenas de soldados americanos desembarcaram ontem de cerca de 20 helicópteros em frente ao palácio presidencial haitiano, destruído no tremor. A operação foi festejada pela multidão na região, mas também foi criticada por alguns haitianos. "Parece uma ocupação", disse um deles. Já são 11 mil militares dos EUA no país. A ONU, que enviará mais 3,5 mil soldados e policiais, vem criticando a ação americana especialmente a decisão de lançar paraquedas com rações de alimentos e água. (págs. 1 e Al0 a A14)


Sismo fecha atalho para empresas entrarem no mercado americano. A tragédia no Haiti, além dos milhares de mortos e desabrigados, afetou planos de empresas brasileiras, sobretudo no setor têxtil, de instalarem fábricas em território haitiano, e com isso ganharem vantagem no mercado americano pela ausência da taxação. A distribuição da comida ainda é lenta, mas avança graças a ideias como a bolacha da ONU, rica em calorias. (pág. 1 e Tema do dia, págs. A2 a A8)

O GLOBO
HAITIANOS FOGEM EM MASSA E DEIXAM OS EUA EM ALERTA

Presença de tropas americanas no país é ostensiva e já causa desgastes. A violência e a lentidão na entrega de ajuda humanitária aceleraram o êxodo de milhares de haitianos em direção a pequenas cidades do interior, à vizinha República Dominicana e acenderam um sinal de alerta nos EUA. Temendo uma fuga em massa em botes e barcos para Miami, no estilo dos refugiados cubanos, aviões americanos sobrevoaram o território com gravações do embaixador no Haiti desestimulando a fuga e ameaçando com deportação. A presença de tropas americanas já é maciça no país, dividindo haitianos e criando desgastes com militares dos diversos países. Pelo menos 20 helicópteros Black Hawk aterrissaram no que restou do suntuoso Palácio Nacional. Tropas ocuparam o edifício, transformado em base avançada para estocar alimentos. O Unicef alertou ontem que a prioridade é reunir os órfãos às suas famílias, e que a adoção em outros países deve ser o último recurso. Cerca de 300 casais brasileiros já se prontificaram a adotar órfãos da tragédia. (págs. 1, 28 a 31, Zuenir Ventura, Roberto DaMatta e editorial "Haiti 2010, 2011")


VALOR ECONÔMICO
GRANDE EMPRESA VOLTA A INVESTIR EM TECNOLOGIA

Depois de um ano marcado por paralisação de projetos e redução de gastos em tecnologia da informação (TI), as grandes empresas do país preparam uma forte retomada dos investimentos nos próximos meses. Uma consulta feita pelo Valor com dez dos maiores grupos do país mostra que os planos são de, pelo menos, voltar aos níveis de investimento de 2008. A relação de empresas é composta por Petrobras, Votorantim, Ambev, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Braskem, Comgás, Klabin e Correios. Somando os recursos de seis dessas empresas - já que quatro não detalharam seus orçamentos - chega-se a uma conta de R$ 9 bilhões, o equivalente a 18% de tudo o que o setor de TI prevê movimentar em 2010 no país, incluindo equipamentos, software e serviços. (págs. 1, B1 e B2)

VEJA TAMBÉM...



Nenhum comentário:

Postar um comentário