terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

CORREIO BRAZILIENSE
DISTRITAIS TÊM SETE DIAS PARA ELEGER O PRESIDENTE

Investigado na Operação Caixa de Pandora e afastado do cargo pela Justiça, Leonardo Prudente (sem partido) renunciou ontem ao comando do Legislativo local e abriu a disputa pela Mesa Diretora da Casa. Os distritais têm uma semana para escolher o sucessor de Prudente e há pelo menos quatro candidaturas: Wilson Lima (PR), o mais cotado e que conta com a preferência do governador José Roberto Arruda, Eliana Pedrosa (DEM), Batista das Cooperativas (PRP) e um deputado petista — Cabo Patrício ou Paulo Tadeu. Ontem, a CPI da Codeplan acatou pedido do ex-secretário Durval Barbosa e adiou seu depoimento na comissão. (págs. 1 e 39)

FOLHA DE S. PAULO
NA FRENTE DE SERRA, LULA PROPÕE PAC CONTRA ENCHENTE

Presidente sugere programa símbolo da candidata do PT como solução para acabar com inundações em SP. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ontem diante de José Serra (PSDB), governador de São Paulo e líder nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência, o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) como solução para o combate aos estragos das chuvas em São Paulo. Programa símbolo da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Planalto, o PAC foi alvo recente de críticas do PSDB. O discurso de Lula foi uma resposta à fala do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que cobrou mudanças nos critérios de distribuição de recursos para municípios. Homenageado, ao lado de Serra, no 456° aniversario da capital, Lula lembrou enchentes que viveu desde que chegou ao Estado - a Folha visitou rua onde ele morou em 1956, alagada na semana passada. Serra disse contar com a União contra as "agruras" da cidade. (págs. 1 e Cotidiano Leia coluna de Janio de Freitas A6)

Previsão é feita em reunião para organizar ajuda ao país. O premiê canadense, Stephen Harper, disse ontem que levará pelo menos dez anos para que o Haiti seja reconstruído. A previsão foi feita em conferência preparatória para reunião de países doadores para o esforço de recuperar o Haiti após o terremoto do dia 12. Questionada por jornalistas sobre "quem estaria dirigindo o ônibus" da reconstrução do país, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que é o Haiti. A estimativa é que 3 milhões de pessoas terão de ser auxiliadas por tempo indeterminado, e o desafio, na ONU, é determinar as prioridades, diante da destruição da infraestrutura. (págs. 1 e A10)


JORNAL DO BRASIL
GOVERNO VAI COMBATER AUMENTO DO ÁLCOOL

BNDES investirá R$ 2,5 bilhões, e ministro espera safra recorde em 2010. A elevação dos preços do álcool combustível que ganhou impulso nos ú1timos meses, levou o governo a anunciar, ontem, que vai formar um grande estoque regulador para combater os seguidos reajustes. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o estoque será financiado prioritariamente com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que vai investir cerca de R$ 2,5 bilhões até dezembro. Segundo Stephanes, o excesso de chuvas que prejudicou a colheita e a qualidade da cana-de-açúcar no fim do ano passado vai, em contra partida contribuir, para uma safra recorde em 2010. (págs. 1 e Economia A19)

O GLOBO
HAITI PEDE AJUDA POR 10 ANOS

CET-Rio multa 252 caminhões desrespeitando o horário de entregas. Um dos poucos tipos de veículo autorizados a lazer operações de carga e descarga em horários de rush na área mais movimentada da cidade, caminhões de mudança tem sido usados para driblar a fiscalização do chamado polígono de restrição da prefeitura. Segundo o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, motoristas estão burlando a lei levando entregas, como frutas e bebidas, em caminhões-baú. Somente ontem de manhã, fiscais aplicaram 252 multas em 16 pontos de bloqueio. A CET-Rio promete intensificar a fiscalização, que agora conta com dispositivos eletrônicos, instalados nos pardais de velocidade, que registram as placas dos veículos que circulam em hora e local proibidos. (págs. 1 e 14)
VALOR ECONÔMICO
PROJETO OBRIGA DISTRIBUIÇÃO DE 5% DO LUCRO A EMPREGADO

Projeto de lei concluído pelo Ministério da Justiça determina que 5% do lucro líquido de cada empresa terão de ser divididos entre seus funcionários. A companhia que não cumprir a lei terá seu Imposto de Renda elevado no mesmo percentual. As medidas não atingem as estatais e as micro e pequenas empresas. A proposta faz parte de um pacote trabalhista do governo com dez projetos que será apresentado hoje no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. "Nós sabemos que vamos receber novas sugestões no Congresso e que o projeto vai gerar um bom debate", disse ao Valor o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rogério Favreto. Ele presidiu a comissão interna do governo sobre mudanças nas leis trabalhistas, com representantes dos ministérios do Trabalho e da Previdência, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, OAB e CNJ, além de diversas associações e juristas. A intenção do governo é que pelo menos 2% dos lucros de cada empresa sejam divididos de maneira igualitária entre todos os funcionários. Os 3% restantes poderiam ser distribuídos de acordo com critérios internos de gestão que cada trabalhador terá direito. Outra medida polêmica do pacote e a obrigatoriedade de as empresas prestarem informações que, em muitos casos, são consideradas estratégicas e protegidas por sigilo. Pelo texto, as demonstrações contábeis das companhias terão de ser abertas ate 31 de março de cada ano e as fiscais, ate 5 de maio. (págs. 1 e A8)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário