quarta-feira, 31 de março de 2010

Ex-prefeito de Belo Horizonte ganha direito de resposta na revista "IstoÉ"

Redação Portal IMPRENSA

A 30ª Vara Cível de Belo Horizonte (MG) determinou que a revista IstoÉ conceda direito de resposta ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), por matéria publicada em 3 de março de 2010 que o indicava como um dos envolvidos no esquema do Mensalão.

Divulgação
Fernando Pimentel

O Blog do jornalista Luis Nassif informa que o procurador responsável pela investigação, Patrick Salgado Martins, negou que Pimentel estivesse envolvido no esquema.

De acordo com a decisão limiar, tanto a revista quanto o site devem publicar a resposta "nos mesmos moldes e com o mesmo destaque e espaço" correspondentes à reportagem publicada no início do mês. Cabe recurso.

No caso da versão impressa, a decisão determina prazo de três edições para a publicação da resposta e prazo de 48 horas para o site da publicação, sob pena de multa diária de R$ 5.000 e limitada a acúmulo de R$ 150 mil.

Anteriormente, o procurador Patrick Martins havia sublinhado que os fatos da reportagem estavam fora do contexto e que não existiam provas que ligassem Pimentel ao Mensalão. O ex-prefeito não chegou a ser denunciado pelo esquema.

O juiz Wanderley Salgado de Paiva, responsável pela decisão liminar, observou que "dever do jornalista respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão, não podendo o jornalista divulgar as informações de forma inadequada e sem, antes, certificar-se de sua veracidade".

O magistrado ainda esclareceu que a queda da Lei de Imprensa não inviabilizou o direito de resposta. "As ações de natureza como a dos presentes autos têm por fundamento a legislação em vigor, Código Penal, Civil e, principalmente, a Constituição Federal", disse.

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário