segunda-feira, 19 de abril de 2010

Aposentados e pensionistas se mobilizam para as Eleições 2010

Idosos vão debater com candidatos e exigir compromissos em cartórios
Por Luiz Storino

Os idosos de São Paulo querem colocar os políticos em "saia justa". Em toda a capital encabeçam um movimento para que os presidenciáveis, candidatos ao governo paulista, deputados e senadores assumam o compromisso por escrito, em cartório, para atender as reivindicações dos idosos a partir de 2011. Os grupos da terceira idade, com apoio da Fapesp e Associação dos Bancários Aposentados não querem dar moleza aos políticos e aproveitam os dados publicados pelo jornal Estado que mostram que, em 14 anos, São Paulo terá mais idosos que crianças.
Estas pessoas com mais de 60 anos tomam consciência que serão maioria e, portanto, definem quem serão os eleitos ou não. Os idosos reunidos da Fapesp elaboram uma série de reivindicações, que serão apresentadas aos candidatos, quem quiser o apoio tem que assumir em público e mais ainda assinar um termo em cartório. A idéia surgiu de um idoso que mora em Pinheiros, que como a maioria cansou de ouvir promessas e depois ficar na praça sentado vendo a banda passar.
Na Fapesp, no centro da cidade, representantes de grupos de idosos, conselho do idoso da capital e líderes comunitário dizem que vão dar um basta nos aproveitadores. " Quem não assinar será queimado no seu reduto eleitoral", resumiu uma das participantes. Só na zona leste da capital, o Padre Ticão, que é um dos líderes do Movimento dos Idosos Solidários tem cerca de 30 grupos. Outros, de todas as regiões da capital estão neste movimento. A Fapesp e a Associação dos Bancários Aposentados dão força e estrutura ao movimento, que será expandido para toda a capital e, posteriormente, interior.
Os idosos promovem mais cinco reuniões nos próximos dias para captar as necessidades, como instalação de centros de convivência para idosos, centro de tratamento médico específico, contratação de geriatras, melhoria nos transportes, habitação para idosos, programas educativos, como cursos livres e necessidades básicas, como conservação das calçadas por parte dos proprietários. Um ponto primordial, segundo os participantes é o cumprimento integral do Estatuto do Idoso.
O Programa Idosos Solidários pretende utilizar os meios de comunicação e milhares de jornais próprios para informar à população sobre as reivindicações e o compromisso com os idosos pelos políticos. Uma segunda edição deste jornal, em setembro, vai mostrar os que estão compromissados e os que querem apenas usar o idoso como trampolim eleitoral. Segundo os dados da Fundação Seade em 2024 só a capital terá 2,13 milhões de idosos. No interior, Vale do Ribeira, Baixada Santista e Vale do Paraíba serão os locais onde o número de idosos vai aumentar em mais de 50% até 2020

Mais informações: Jornalista Luiz Storino

federacaodosaposentados@gmail.com
federacaodosaposentados@hotmail.com
http://www.federacao.net/

Veja mais informações importantes para os aposentados e pensionistas...


    Entidades ligadas a Fapesp demonstram descontentamento com tratamento dado pelo governo

    Tanta polêmica em Brasília confunde aposentados. Muita gente acha que terá mais 7,7% de reajuste, alertam as lideranças.

    As entidades filiadas a Fapesp reunidas em São Paulo demonstram descontentamento com o descado do governo em completar o reajuste para os aposentados que ganham mais de um mínimo, que pode chegar a 7,7%. As principais associações como Votorantim, Jundiaí, Piracicaba e a Fênix da capital lembraram que tanta polêmica tem confundido a cabeça dos aposentados. Muitos deles, segundo a segunda tesoureira da Fapesp, Mercedes acreditam que o reajuste será de 7,7% e não apenas o complemento de pouco mais de um por cento, revela. Constantemente, na Fênix, que tem sede no centro da capital, pessoas procuram a entidade querendo saber sobre o reajuste e ficam decepcionados quando sabem o valor que poderão ter direito. Estes poucos reais, no salário dos aposentados, que são disputados em Brasília, segundo o economista e consultor da Fapesp, José Nicolaou Pompeo serão corroídos pela inflação e pouco tempo.
    Os dirigentes de Jundiaí e Piracicaba colocaram em votação na plenária que foi acatado pela maioria, o inicio de uma campanha em cima dos líderes e do deputado Michel Temer, presidente da Câmara para que coloque em votação projetos que atendam realmente os interesses dos aposentados. Recuperação das perdas e a fixação do número de salários obtidos com a contribuição feita são as metas. Os discursos na Federação de São Paulo, demonstram que as associações de São paulo não estão nada satisfeitas com o tratamento dado pelo governo quando se fala em benefício dos aposentados.
    Os dirigentes prometeram que não farão qualquer tipo de manifestação caso o reajuste chegue aos 7,7%. " É uma brincadeira", disse um deles. Os líderes começam a passar através de seus veículos de comunicação, a verdadeira realidade sobre o reajuste dos aposentados

    Advogados de associações de São Paulo se reúnem na Fapesp

    O encontro serviu para unir os departamentos jurídicos que vão propor e estudar novas ações a favor dos aposentados


    Advogados de todo o estado de São Paulo representando as associações de aposentados, pensionistas e idosos se reuniram na sede da Fapesp na 24 de maio. A iniciativa deste encontro partiu do presidente da Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Antônio Alves da Silva, que pretende aprofundar com o grupo, os estudos visando oferecer aos associados novas ações que resgatem dinheiro através da Justiça. Nesta quinta, um dos assuntos discutidos foi a questão do FGTS. Os advogados falaram sobre o posicionamento da Caixa Econômica Federal que dificulta a entrega dos extratos, que servem como base de cálculo para o resgate dos juros progressivos não pagos para os optantes do Fundo de Garantia a partir de 1966.
    Falou-se em pedir providências ao Ministério Público Federal que acione a justiça e obrigue o banco do governo a entregar os extratos de graça. Uma comissão de advogados foi formada e vai trabalhar junto a Fapesp para tomar as medidas cabíveis e necessárias visando conseguir os extratos e abrir os caminhos para que milhares de pessoas possam receber o dinheiro. Alguns advogados informaram que ações chegam a valer até R$ 80 mil, mas na hora do acordo com a Caixa é oferecido menos de 10%. A Fapesp quer que todas as associações do estado façam este processo e promete nas próximas reuniões mais ações que favoreçam os aposentados.
    O presidente da Fapesp lembra que a entidade está disponível para reunir os departamentos jurídicos de suas associadas. Antonio Alves da Silva sabe que uma das maiores reivindicações dos associados é o recebimento de recursos que estariam perdidos.

    Mais informações: Jornalista Luiz Storino

    federacaodosaposentados@gmail.com
    federacaodosaposentados@hotmail.com
    http://www.federacao.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário