sexta-feira, 16 de abril de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora a noite)

O GLOBO
CIRURGIÃO-CHEFE COMANDAVA FRAUDES EM HOSPITAL DO RIO

Polícia vai investigar se golpe ocorria em outras unidades de saúde. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e chefe do serviço no Hospital Salgado Filho, o médico Carlos Henrique Ribeiro foi indiciado pela Polícia Civil, acusado de chefiar no hospital um esquema que fraudava a compra de material para cirurgias. Após cinco meses de investigação, a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Saúde desbaratou ontem a quadrilha. Além do médico, foram indiciadas cinco pessoas, uma delas presa. A empresa de um dos acusados - que mora no Golden Green, na Barra - mantém contratos no valor de R$ 6 milhões com o hospital. Os envolvidos, segundo as investigações, forjavam documentos para justificar a compra de espirais de platina para embolização de aneurisma, materiais que muitas vezes nem eram usados nos procedimentos cirúrgicos. O neurocirurgião recebia, segundo a polícia, propina de 15% a 25% do valor de cada nota fraudada A polícia vai investigar se a fraude descoberta - no Salgado Filho também acontece em outras unidades de saúde da prefeitura, do estado e - da União. (págs. 1, 16 e 17)

FOLHA DE S. PAULO
FUMAÇA DE VULCÃO PARA VOOS NA EUROPA

Erupção na Islândia causa maior interrupção de tráfego aéreo desde o 11 de Setembro; transtorno afeta Brasil. Gigantescas colunas de fumaça e cinzas expelidas por um vulcão em erupção na Islândia causaram o fechamento do espaço aéreo de ao menos sete países europeus. O vulcão, localizado sob uma geleira, lançou nuvem de cinzas de até 11 km. Além de afetar a visibilidade nos voos, essas partículas podem danificar as aeronaves. O cancelamento de voos gerou a maior interrupção de tráfego aéreo desde o 11 de Setembro na Europa; cerca de 4.000 dos 20 mil voos diários foram suspensos. As principais companhias aéreas que operam trechos entre o Brasil e a Europa também cancelaram decolagens previstas para ontem e para a manhã de hoje. Empresas ofereceram a remarcação de passagens sem custos. A Agência Nacional de Aviação Civil recomenda aos viajantes checar os voos nos próximos dias. É difícil prever quando a situação voltará ao normal. A organização europeia de segurança aérea estima que a paralisação possa durar até mais dois dias. (págs. 1 e A10)

Estudo dos últimos 25 anos mostra que a média anual da gestão petista é a maior desde a redemocratização, com 929 confrontos, contra 800 da era FHC. Nos últimos 25 anos, o período com o maior número de conflitos agrários no País foi o do governo Lula. Segundo estudo divulgado ontem pela Comissão Pastoral da Terra, a média anual de conflitos registrados entre os anos de 2003, quando Lula assumiu, e 2009 chegou a 929. O recorde anterior havia sido observado nos primeiros seis anos do governo FHC, com a média de 800 conflitos por ano. "O período entre 2003 e 2009 é claramente o mais conflituoso desde o início da redemocratização do País, em 1985", disse o geógrafo Carlos Walter Porto-Gonçalves, pesquisador da Universidade Federal Fluminense e autor de estudo sobre o tema, com base em números da CPT. Para ele, o fenômeno tem a ver com o avanço da democracia, que "açulou o medo das oligarquias rurais", mas também mostra aumento do uso da violência pelo Estado. Para ruralistas, as invasões recrudesceram por causa da impunidade. (págs. 1 e Nacional A4)



Brasil e China assinam Plano de Ação Conjunta para fomentar relações econômicas bilaterais. Brasil e China firmaram ontem em Brasília - onde ocorre um encontro dos Brics - um Plano de Ação Conjunta (PAC) que prevê o aprofundamento das relações comerciais e de investimentos entre os dois países. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ambas as nações devem lutar por uma nova ordem mundial, e que o Brasil precisa aumentar o valor agregado dos produtos que vende para a China, hoje o principal mercado para as exportações brasileiras. (págs. 1 e Economia A17)

CORREIO BRAZILIENSE
VOTOS DO PT DECIDEM ELEIÇÃO DE GOVERNADOR

Se a eleição indireta estiver de pé até amanhã, o PT participará do processo de sucessão no DF como o fiel da balança. Votando no primeiro turno e mesmo que se abstenham no segundo, os quatro petistas da Câmara têm em conjunto o poder de mudar os rumos do embate político. Na tarde de ontem, uma simulação de resultado que circulava nos bastidores da Câmara e entre os partidos políticos dava vantagem ao governador em exercício Wilson Lima (PR). O placar comentado era de que o concorrente tinha 11 dos 24 votos possíveis. Os outros pretendentes conseguiriam reunir por sua vez, o apoio de apenas oito distritais. Com 13 votos, Wilson Lima venceria no primeiro turno. Mas esse cenário não está consolidado. Assim, é dado como bastante provável que a disputa se estenda para a segunda etapa na qual concorrerão as duas chapas mais bem colocadas na votação inicial. É justamente nesse ponto que o quadro a favor de Wilson Lima corre perigo de mudanças. Para o primeiro turno, o PT tem candidato, o professor e ex-reitor da Universidade de Brasília Antônio Ibañez. Ele receberá os quatro votos do partido que foi expressamente orientado a sepronunciar em bloco. Se Ibañez ficar de fora do segundo turno, os quatro distritais (contando com Érika Kokay, que se recupera de um enfarte, mas deve receber alta amanhã) estarão, em tese, sem um representante na fase seguinte. E poderão oferecer apoio a um dos dois lados.

(págs. 1, 25 e 26)


VALOR ECONÔMICO
UMA CONTA DE R$ 30 BI NO CONGRESSO

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, se diz perplexo diante da falta de cerimônia dos parlamentares em criar novas despesas públicas. Na noite de quarta-feira, um acordo entre os aliados do governo e a oposição elevou dos 6,14% sugeridos pelo governo para 7,7% o reajuste para aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Segundo o ministro, isso denota falta de compromisso do Congresso com os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal, que neste ano completa dez anos. Pela lei, novos gastos permanentes só podem ser aprovados se houver a indicação das receitas para financiá-los.

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário