quinta-feira, 29 de abril de 2010

Revista "Time" considera Lula o líder mais importante do Mundo

Por Said Dib

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi citado hoje (29), pela revista americana Time, como o líder mais influente e importante do mundo. Ele encabeça um ranking de 25 nomes, sendo seguido por J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

Para explicar a importância de Lula, a Time convidou o documentarista e escritor Michael Moore, que dirigiu filmes críticos ao governo dos Estados Unidos nos últimos anos. Ele diz que, quando Lula foi eleito pela primeira vez em 2002, os “barões, que assaltavam o país, verificaram nervosamente os medidores de combustíveis em seus jatos particulares”. Ele diz ainda que a elite brasileira havia transformado o Brasil “em um dos lugares mais desiguais do planeta” e que a eleição de Lula parecia iniciar o tempo da recuperação. A matéria cita as origens de Lula: “64 anos, era um verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina - na verdade, um membro fundador do Partido dos Trabalhadores - uma vez que tinha sido preso por liderar uma greve”.
Lembrou que Lula, até conquistar a Presidência, “após três tentativas fracassadas, era uma figura familiar na vida nacional brasileira”. E indaga sobre as causas que levaram o ex-metalúrgico ao sucesso: “Mas o que o levou para a política em primeiro lugar? Foi seu conhecimento pessoal do quão difícil, muitos brasileiros têm de trabalhar para sobreviver? Ser forçado a abandonar a escola depois da quinta série para sustentar sua família? Trabalhando como engraxate? Perder parte de um dedo em um acidente de fábrica?”. E responde, destacando uma tragédia na vida de Lula: “Não, foi quando, aos 25 anos, viu sua esposa Maria morrer durante o oitavo mês de gravidez, junto com seu filho, porque não podiam pagar os cuidados médicos decentes”.
Com ironia, a matéria destaca o exemplo da vida de Lula como uma “lição para bilionários do mundo: deixar que as pessoas tenham bons cuidados de saúde para que elas causem muito menos problemas para eles”. E o jornalista norte-americano aproveita para cutucar a sociedade norte-americana: “aqui está uma lição para o resto de nós. A grande ironia da presidência de Lula: ele foi eleito para um segundo mandato em 2006, que acaba neste ano. Mesmo enquanto tenta impulsionar o Brasil ao Primeiro Mundo com programas sociais do governo, como o Fome Zero, que visa acabar com a pobreza - e com planos para melhorar a educação oferecida aos membros da classe trabalhadora do Brasil -, os E.U.A parecem mais com o antigo Terceiro Mundo a cada dia. O que Lula quer para o Brasil é o que costumamos chamar ´o sonho americano`. Nós, os E.U.A, pelo contrário, onde o 1% dos mais ricos possuem agora mais riqueza financeira do que os 95% inferiores combinados, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente se tornando cada vez mais parecido com o velho Brasil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário