quinta-feira, 10 de junho de 2010

UM BRASIL DE VIOLA – Tradições e Modernidades da Viola Caipira

Prezados leitores:

Recomendamos com entusiasmo o excelente blog UM BRASIL DE VIOLA – Tradições e Modernidades da Viola Caipira. Ajudem a divulgar o projeto, visitem o blog, conheçam o conteúdo e a pesquisa; assistam aos VIDEOS (MUITO BONS!), espalhem para os amigos!

O Projeto tem como missão retratar o Brasil que toca Viola Caipira. O sertão e a cidade. O Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e o Sul. A equipe do Projeto irá registrar e disponibilizar em fotografias, áudio e vídeo, depoimentos, toques tradicionais, músicas, entrevistas com mestres, professores, músicos, alunos que fazem do instrumento a sua maior forma de expressão e informações sobre antigas tradições do instrumento, a magia que o envolve, sua ligação com o homem e a natureza, as formas rústicas e artesanais de construção, seus mestres, a tradição oral no sertão brasileiro. Tudo isto correlacionando com um novo jeito de tocar viola, com instrumentistas que se destacam por composições contemporâneas, professores que ensinam em Escolas de Música e modernas formas de lutheria.

O objetivo principal é oportunizar o acesso a um elaborado conteúdo de pesquisa voltado à viola caipira, seus saberes e fazeres. O projeto pretende abarcar diversas regiões do Brasil, registrando em fotografias, áudio e vídeo os encontros com mestres que vivem no sertão, estudantes em centros urbanos, professores em diversas Escolas que criaram os próprios métodos de ensino. As informações que alimentam o site advém de pesquisas sobre os diversos tipos de viola existentes em regiões distintas do Brasil, como a Viola de Cocho, presente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, A Viola Machete, no Recôncavo Baiano, A Viola Nordestina que faz parte do contexto do poeta cantador de repente do Nordeste, A Viola de Fandango, do Litoral Paranaense e a viola caipira do interior de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso.

Visite o site, clicando aqui.

Veja só uma amostra do que se trata no vídeo a seguir...



Equipe de produção

Coordenação, Direção: Cacai Nunes – cacainunes@gmail.com

Fotos: Cacai Nunes e Randal Andrade – randal.andrade@gmail.com

Câmeras: Randal Andrade

Edição de Vídeo: Cacai Nunes e Joana Limongi – joanaapl@hotmail.com

Captação e Mixagem de Áudio: Cacai Nunes

Arte: Bruna Daibert – http://www.flickr.com/photos/uhadesign

Animação gráfica da vinheta de abertura: Fernando Gutierrez – perombre@gmail.com

Trilha Sonora da Vinheta de Abertura: Cacai Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário