sexta-feira, 29 de outubro de 2010

'El Clarín" da Argentina ironiza campanha de Serra

Serra lança uma duríssima ofensiva contra Dilma
Por Eleonora Gosman - Correspondente do El Clarín em SP

"Se você é uma moça bonita consegue 15 votos. Para isso, pegue a lista de seus pretendentes para lhes enviar um e-mail. Deixe-os saber que aqueles que votarem em mim terão mais chances com você. " Este foi o grande slogan do candidato José Serra em um evento em Uberlândia (Minas Gerais), que foi acompanhado ontem pelo ex-governador daquele estado, Aécio Neves. No desespero para conseguir os 10 milhões de votos que precisa para alcançar e superar sua adversária, Dilma Rousseff, o socialdemocrata parece não ter reparos no argumento.
Para dar um tom festivo ao evento, trouxe batucadas devidamente pagas, além de ônibus com "militantes" que receberam 23 dólares para a viagem entre Belo Horizonte e a cidade do interior de Minas Gerais O candidato decidiu gastar seus últimos cartuchos em Minas Gerais, o terceiro maior colégio eleitoral no país, porque ele entende que poderá compensar na região o fluxo de votos que Dilma obteve no primeiro turno. "Minas é o centro do país, é a síntese. E aqui vai se decidir a eleição. "
A última pesquisa de ontem, do prestigiado Ibope, Dilma marca uma vantagem de nada menos que 14 pontos. Só um milagre ou um erro muito grave da equipe de Dilma pode levar Serra ao Palácio do Planalto, em 1 de Janeiro de 2011. É claro que nada pode fazer até 20 horas de domingo, quando a contagem terminar. Hoje, os dois candidatos estarão em seu debate final. Será na TV Globo, no Rio de Janeiro.
Com a mesma expectativa de que algo sobrenatural o ajude nesta luta tão terrena pelo poder, Serra usou seu espaço no horário eleitoral gratuito de televisão para insultar Dilma, a quem considerou uma mulher que, se eleita para a Presidência, “deixará roubar na sala ao lado” de seu gabinete de despacho. Disse que ela tinha "quebrado" a prefeitura de Porto Alegre, quando a ex-ministra de Lula ocupava uma posição secundária, acusado-a de incompetente e da falta de autonomia. Nessa linha de discurso, Serra acusou Lula de querer privatizar a Petrobras e entregar a exploração das enormes reservas encontrados na plataforma marítima para empresas estrangeiras.
Dilma consirerou esta história realmente ridícula. Para os membros da Federação Única dos Trabalhadores do Petróleo disse que era uma grande mentira. Ela acrescentou que foi o governo de Fernando Henrique Cardoso que vendeu um terço da Petrobras. O governo Lula só recuperou a maior parte das ações agora, que é de 48%. "O Brasil sabe quem é a favor da Petrobras e da exploração da riqueza pela empresa estatal, e também sabe quem é a favor de colocá-los em mãos estrangeiras", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário